Brava: Monitores do programa nacional de actividade física Mexi Mexê recebem equipamentos de trabalho
Os monitores do programa nacional de actividade física Mexi Mexê, da Brava, receberam hoje um conjunto de equipamentos de trabalho por forma a permitir-lhes continuar com a “dinâmica” e a promover o desporto na ilha.
Os monitores do programa nacional de actividade física Mexi Mexê, da Brava, receberam hoje um conjunto de equipamentos de trabalho por forma a permitir-lhes continuar com a “dinâmica” e a promover o desporto na ilha.
A entrega foi feita pelo Pelouro da Juventude e Desporto da Câmara Municipal da Brava, fruto de um contrato-programa assinado entre a Direcção-Geral dos Desportos e a autarquia bravense, enquadrado no projecto “Rua Activa”.
Este projecto, conforme informações avançadas pelo vereador Mário Soares, visa massificar a prática de actividade física e desportiva no município além de incentivar a prática de actividade física nas escolas, nos locais de trabalho e na comunidade com o objectivo de alcançar estilos de vida saudáveis e melhorar a qualidade de vida da população cabo-verdiana ao longo da vida.
Além disso, o contrato-programa prevê a capacitação dos monitores que implementam o programa nacional de actividade física e saúde no município, desenvolver a educação física e o desporto para todos e a recreação nas escolas primárias.
Visa ainda promover nas escolas o desenvolvimento de jogos tradicionais e actividades recreativas no meio ambiente, introduzir a pausa saúde activa (ginástica laboral e/ou ginástica profissional aplicada), e promover a prática do desporto e da actividade física nos locais de trabalho públicos e privados.
À luz deste projecto, será promovida a actividade física e o desporto com atenção especial aos idosos através da criação de grupos comunitários, divulgação e promoção de ofertas, benefícios e valores de actividade física em termos de saúde e qualidade de vida da população, entre outros.
A partir de agora, os monitores já se encontram munidos de equipamentos que lhes permitem trabalhar da melhor forma e levar a actividade física e a saúde a todas as localidades.
Segundo os monitores, estes materiais vão apoiá-los no desenvolvimento de outros gostos e habilidades nas crianças, jovens, adultos e idosos e para além disso, podem realizar até torneios ou mesmo campeonatos em algumas modalidades desportivas.
MC/CP
Inforpress/Fim