Brava: Moradores e utentes da Rua Direita pedem intervenção de quem de direito para a sua requalificação

Os moradores, utentes e donos de estabelecimentos comerciais na Rua Direita, na cidade de Nova Sintra, pediram hoje a intervenção das autoridades competentes para a sua requalificação, equiparando-a a outras ruas da cidade.

Mar 3, 2023 - 03:18
 0  34
Brava: Moradores e utentes da Rua Direita pedem intervenção de quem de direito para a sua requalificação

Os moradores, utentes e donos de estabelecimentos comerciais na Rua Direita, na cidade de Nova Sintra, pediram hoje a intervenção das autoridades competentes para a sua requalificação, equiparando-a a outras ruas da cidade.

Em declarações à imprensa, João Martins, dono de uma barbearia nesta rua, demonstrou a sua “insatisfação” com o estado da rua, realçando que não entende porque é que todas as outras ruas do Centro Histórico de Nova Sintra foram calcetadas e esta não.

Até porque, evidenciou, esta “é uma das ruas mais movimentadas na cidade”, acrescentando que esta situação deve ser repensada, uma vez que também faz parte do Centro Histórico.

Igualmente, Alcides Gibau, condutor de profissão, indicou alguns constrangimentos que o estado da calçada causa aos transeuntes, já que não foi contemplada com as obras de requalificação-

A rua, de piso irregular, é frequentada diariamente, por sedear um grande número de estabelecimentos comerciais.
Nesse sentido, apela ao bom senso do Governo e do poder local em reverter essa situação e repensar num projecto para incluir estas obras de reabilitação da Rua Direita.

Em termos de estabelecimentos, Rute Pires, uma responsável de um dos diversos estabelecimentos na rua, diz lamentar essa situação que tem causado diversos constrangimentos, principalmente neste momento que ainda não foi feita a limpeza da mesma.

Considerou ser um perigo para as pessoas que correm o risco de colocar o pé num lugar errado e retorcer nos buracos existentes, sem falar do nível de desnivelamento da calceta antiga que ainda se encontra na rua.

Já Eduardo Rosa, morador nesta rua há 28 anos, diz ter esperanças de que esta rua também vai ser requalificada pela importância que a mesma tem na economia bravense, pois esta rua contém vários estabelecimentos comerciais, o que faz dela uma das mais movimentadas da cidade.

Nesse sentido, defendeu que seria justo a requalificação desta via, permitindo assim uma melhor circulação, mas também para a garantia da segurança das pessoas e das viaturas.

Além disso, relembrou que esta rua termina na zona de Cutelo, local onde culminam todas as actividades das festas juninas na Brava, uma vez que é nesta zona que é colocado o “mastro” e sendo assim, diz aguardar uma intervenção do Governo e da Câmara Municipal da Brava, para repor a dignidade a esta rua, assim como as outras do Centro Histórico.

A Inforpress tentou contactar o presidente da câmara municipal, mas este não se encontra na Brava e não foi possível uma reação até este momento.

As obras de requalificação do Centro Histórico de Nova Sintra, que arrancaram no final do mês de Setembro de 2020, inicialmente orçadas em mais de 27 mil contos e financiadas no âmbito do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA), foram inauguradas em Setembro de 2022 e tinham como objectivo requalificar os arruamentos da cidade de Nova Sintra.

 

Inforpress