Brava: Operacionalização dos serviços de raio X e de estomatologia são as maiores ambições da delegacia de saúde
Em declaracoes a inforpress, o delegado de saúde da Brava, Carlos Dias, disse que a operacionalização dos serviços de raio X e de estomatologia são as maiores ambições da delegacia da ilha, ainda para o primeiro semestre deste ano.
Em declaracoes a inforpress, o delegado de saúde da Brava, Carlos Dias, disse que a operacionalização dos serviços de raio X e de estomatologia são as maiores ambições da delegacia da ilha, ainda para o primeiro semestre deste ano.
Estas informações foram avançadas à Inforpress, durante uma entrevista, onde o delegado falava dos benefícios que a implementação do serviço da telemedicina trouxe à ilha.
Em relação a telemedicina, Carlos Dias explicou que foi operacionalizada na Brava desde 2013, embora antes já tinham tido algumas outras experiências.
Mas, foi nesta altura que começou a funcionar sem muitas interrupções. E, somente em 2018 fizeram 108 teleconsultas e no mês de Janeiro de 2019, foram realizadas 11 consultas de especialidades através deste serviço, que devido a algum problema na Internet, não estava funcionando no mês de Fevereiro, mas, de acordo com o delegado este entrave já foi ultrapassado e brevemente retomarão as consultas.
Na ilha, devido ao isolamento que a mesma encontra-se confinada, embora tenha reduzido com a melhoria nas ligações marítimas, o serviço de telemedicina, segundo o médico poupou não só nos custos, mas também no tempo.
Pois, conforme comentou, anteriormente, os pacientes, devido a inexistência frequente de especialistas na ilha, deslocavam sempre a ilha vizinha do Fogo, ou à cidade da Praia para a realização de consultas.
Mas, com este serviço, os especialistas fazem um diagnóstico do paciente mesmo na Brava e caso tiverem que ser evacuadas, o médico já sabe quem vai receber, já tem uma descrição e o processo é muito mais célere.
Já em relação as ambições para melhorar a estrutura e o atendimento dos pacientes, Carlos Dias falou da operacionalização do serviço de raio X, e a pretensão de ter um serviço de estomatologia operacional.
Outro ponto que pretendem melhorar, é em relação a fisioterapia, para dar assistência na delegacia de saúde e que, de acordo com Carlos Dias, no plano do desenvolvimento sanitário das delegacias de saúde a ilha Brava está incluída neste pacote.
Questionado sobre a possibilidade de ter um dentista fixo na ilha, visto que é uma das ilhas com maior taxa de pessoas com problemas dentários, o delegado explicou que, por ser uma região sanitária, e tendo em conta que todos os meses recebe especialistas oriundos do Fogo, ao implementarem o serviço de estomatologia na Brava, podem trazer dentistas por mais dias, já que é uma área que carece de alguma atenção na ilha.