Brava: Organização da festa “Conakry” anuncia homenagem à Zinha Oliveira ex-membro da organização
A organização da festa denominada “Conakry”, que retrata a vida e história dos emigrantes, comemorado no segundo domingo de Agosto, na localidade de Furna, anunciou hoje que este ano vão homenagear Zinha Oliveira.
Stacy Oliveira, membro da comissão organizadora do evento, explicou à Inforpress que desde o início do mês de Julho deram início às actividades e tudo tem decorrido na “normalidade”, o que os leva a acreditar que tudo vai continuar bem e fechar com “chave de ouro” a programação.
Segundo a mesma fonte, este ano, o grupo vai homenagear um membro que sempre esteve à frente da organização desta festa, Zinha Oliveira, mas que hoje já não se encontra no meio deles e esta homenagem foi uma forma que a comissão encontrou para “reconhecer o trabalho e o contributo que deu na passagem do legado aos mais jovens”.
Stacy Oliveira contou que está a decorrer um torneio de futsal e, em paralelo, estão a ser realizadas outras actividades, assim como mais adiante vão decorrer as actividades tradicionais de índole cultural, nomeadamente, o tradicional “pilon”, a corrida de bote e natação, desfile de tamboreiros e coladeiras, “badju di verão”, e no domingo, 13, dia do Conakry, o dia inicia-se com a Celebração Eucarística às 9h30 min, às 15h será a vez do desfile tradicional ao barco e de seguida o almoço.
“Temos um barco de pedra, construído há muito tempo, e no segundo domingo de Agosto, este ano será no dia 13, várias pessoas vestem-se de tripulantes, marinheiros e emigrantes para brincarem nesta embarcação”, adiantou.
Com esta “brincadeira”, disse Stacy Oliveira, faz-se a simulação daquilo que é a vida do emigrante e o “grande dilema do povo cabo-verdiano: O querer ficar e ter de partir”.