Brava: Organização do torneio de futsal Nossa Senhora da Graça apela à prática desportiva “mais activa” no seio dos jovens
A organização do torneio de futsal Nossa Senhora da Graça apelou à uma prática desportiva “mais activa” no seio dos jovens, rumo a um estilo de vida “mais saudável” e ocupação do tempo livre longe dos males sociais.
Em declarações à Inforpress, Gambiano Gomes, promotor da página Desporto Brava na rede social Facebook e membro da organização do torneio, informou este decorreu de 5 a 12 de Agosto na freguesia de Nossa Senhora do Monte, e teve como intuito, além de movimentar a freguesia, homenagear Mike e Tchalé, dois jovens que faleceram recentemente e que deixaram a sua marca no desporto, sobretudo no futsal.
Segundo a mesma fonte, participaram 14 equipas, sendo oito em sénior masculino, quatro velhas glórias e duas da classe feminina.
Em sénior masculino, a prova foi disputada no sistema de dois grupos, todos contra todos, meias-finais e finais, num torneio que foi materializado graças ao “djunta-mon” (juntar de mãos, em português) e a boa vontade de muitas pessoas.
À sociedade, pediu um “maior engajamento” na participação nas actividades desportivas e aos jovens relembrou que ao praticarem desporto ficam mais distantes dos males sociais, pois é uma forma de passar o tempo livre e de terem uma vida “mais saudável”.
Reforçou que o desporto é uma forma “primordial” para a passagem desta mensagem para todos os membros da sociedade.
Por seu turno, João da Graça Furtado, pai do jovem Mike, que foi agredido no passado dia 04 de Junho e faleceu no Fogo no dia 14 do mesmo mês, revelou “satisfação” por esta iniciativa, sublinhando que o desporto é uma forma de mostrar aos jovens que existem outros caminhos que não à base de violência.
A equipa de Matinho venceu o torneio, tendo o Real Tumba conquistado a segunda posição e Campo Baixo o terceiro lugar.
O melhor marcador foi Di, da equipa de Campo Baixo, Drico, da equipa do Matinho, levou o troféu de melhor jogador e Toni, jogador do Real Tumba, foi o guarda-redes revelação.
No final ainda foram entregues certificados aos árbitros.