Brava: Paróquias bravenses acolhem jovens da ilha do Fogo para intercâmbio religioso
Um grupo de jovens da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, ilha do Fogo, encontra-se na ilha Brava para a realização de um campo de férias em conjunto com jovens das duas paróquias bravenses.
Em declarações à Inforpress, a presidente do Secretariado da Juventude da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Keila Centeio, contou que esta foi uma iniciativa do secretariado, com o objectivo de organizar e promover actividades destinados aos jovens com uma programação de carácter religioso, educativo, cultural, desportivo e recreativo.
Durante uma semana, o intuito é “fomentar a interajuda e o espírito de equipa entre os jovens”, que estão a trabalhar com os jovens bravenses das paróquias de São João Baptista e Nossa Senhora do Monte.
Igualmente, informou que há debates de temas livres, onde que para dar o pontapé de saída nos debates aproveitaram um tema que se encontra no livro “Cristo Vive” da Encíclica que o Papa Francisco escreveu para os jovens, onde vão reflectir sobre “O que é que a palavra de Deus diz sobre os jovens”.
Keila Centeio diz esperar que os jovens entendam qual o principal objectivo do campo de férias, que tem como intuito mostrá-los como podem ajudar uns aos outros, porque defende, que jovens é com jovens, mas também, sublinhou que pretendem criar um espírito de equipa entre os jovens, de forma a entenderem uns aos outros, saber detectar e entender qual a dor, a inquietação e preocupação de cada jovem.
Por seu turno, Kleber Monteiro, membro do grupo que veio da ilha do Fogo, enalteceu esta iniciativa, sublinhando que durante uma semana, vão ter a oportunidade de se conviver, confraternizar, uns com os outros, mas também de partilhar conhecimento e explorar coisas novas.
Da programação, evidenciou que constam um leque de actividades, de índoles religiosas, culturais, desportivas e sociais, com o intuito de expandir o horizonte dos jovens de hoje, tendo em conta os desafios que enfrentam na sociedade, um conjunto de actividades que segundo o mesmo vai permitir os jovens se fortalecerem nos diversos sectores.
Da ilha Brava, Hélito Rodrigues realçou que a programação foi elaborada e traçada para os jovens, permitindo-lhes construir uma melhor união com jovens da outra paróquia, mas também primar pela partilha de conhecimentos e de experiências, principalmente na questão do fortalecimento espiritual.