Brava: População de Nossa Senhora do Monte quer melhorias no Centro de Saúde e criação de um Posto Policial
A população da Vila de Nossa Senhora do Monte, na ilha Brava, pediu hoje mais atenção à localidade por parte da câmara municipal, solicitando ainda melhorias no Centro de Saúde e criação de um Posto Policial.
Estes apelos foram feitos à margem de um encontro entre os jovens da comunidade de Nossa Senhora do Monte e o presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares.
Em declarações à Inforpress, o morador Jovany Gonçalves ressaltou que já foram feitos “grandes trabalhos” na zona por parte da câmara municipal, mas realçou que ainda faltam algumas coisas que poderão ser melhoradas.
Segundo a mesma fonte, o Centro de Saúde tem funcionado com um médico que não está sempre presente no consultório, mas garante que há um enfermeiro de plantão e acrescentou ainda que o espaço do mesmo precisa reabilitar.
“A escola da nossa localidade está um pouco degradada, pois ela é muito antiga, mas existem muitas crianças que pertencem a vários bairros da freguesia Nossa Senhora do Monte que a frequentam”, informou.
Nesta situação, Jovany Gonçalves apelou à intervenção da câmara municipal junto do Ministério da Educação (ME) e do Governo, para fazerem uma reabilitação “digna” neste estabelecimento de ensino o que dignificaria a população desta localidade.
Conforme este jovem, a comunidade tem sofrido de vários vandalismos e criminalidade, razão porque, segundo o mesmo, sentem a necessidade de uma esquadra policial ou permanência frequente dos agentes na localidade.
Outra moradora, Mariazinha Gomes, afirmou que a comunidade sente bastante a falta de uma máquina ATM porque o que existe fica na Vila de Nova Sintra e também solicita um posto de combustível e gás botânico na comunidade.
“Queremos médico 24 horas na nossa localidade, pois às vezes há emergência que podemos não encontrar viatura para fazer transporte até a vila”, manifestou.
Por seu turno, o presidente da câmara municipal, Francisco Tavares disse que a câmara está a completar três anos de mandato e agora é tempo de fazer um balanço para ver o que a autarquia conseguiu fazer durante este período.
De acordo com o edil, este encontro é para fazer uma análise da situação actual e ouvir a expectativa da população para o último ano de mandato e também para o futuro, garantindo ainda que vão ser feitos nas outras localidades.
Segundo a mesma fonte, a população da Vila de Nossa Senhora do Monte não tem um consenso, mas a grande maioria está a apelar por necessidades que, segundo o mesmo, não são da área de actuação directa da câmara municipal, nomeadamente na saúde, policiamento, reforço da educação, entre outros.
Neste sentido, Francisco Tavares ressaltou que é um apelo à câmara municipal para reforçar a solicitação junto das entidades que actuam nestas áreas.
“No que diz respeito à câmara municipal é um investimento num campo relvado, mesmo que seja para treinos, contudo temos algumas dificuldades porque está orçado em cerca de 50 a 60 mil contos o que, na realidade da ilha, é muito dinheiro”, informou.
Francisco Tavares ressaltou ainda outro problema que é a falta de terrenos, uma vez que segundo o mesmo, são cem por cento privados e a maioria dos donos residem nos Estados Unidos da América o que dificulta o negócio.
“Acredito que, se desde o início do mandato tivéssemos conseguido o terreno, neste momento isso não seria assunto, pois já tínhamos conseguido o financiamento para a execução do campo, porém vamos fazer de tudo para ver se conseguimos fazer no próximo ano”, finalizou.
Inforpress