Brava: Primeira edição do desfile ‘Brava Fashion’ com avaliação positiva da organização e plateia
A primeira edição do desfile de moda “Brava Fashion” realizada na noite de sábado e organizada pelo grupo Baianas teve nota positiva dos membros da organização e da plateia, que pediu mais eventos do tipo.
A primeira edição do desfile de moda “Brava Fashion” realizada na noite de sábado e organizada pelo grupo Baianas teve nota positiva dos membros da organização e da plateia, que pediu mais eventos do tipo.
Segundo a dirigente do grupo Fernanda Burgo, o objectivo foi atingido, pois conseguiram confeccionar os trajes com as próprias mãos, que colocaram à disposição do público que demonstrou toda satisfação e “apreciou” o desfile.
Este tipo de actividades “normalmente não são feitas aqui na ilha” e ao “analisar” que ultimamente na Brava às pessoas limitam-se a comprar roupas pré-fabricadas, o grupo decidiu investir na confecção de peças com os tecidos africanos em diversos modelos, para mostrar que é possível confeccionar roupas “dentro da moda” com os tecidos que “representem” o continente africano.
Além de homenagear as mulheres, a iniciativa serviu também para chamar a atenção das mulheres, no sentido de que existem outras actividades lucrativas que podem ser feitas, instigando-as a serem empreendedoras.
Este desfile foi intercalado com actuações musicais e de danças tradicionais, que conforme explicou a responsável o grupo Baiana sempre preservou a morna, tendo já realizado várias actividades como serenatas e que sempre que realizam actividades a morna e as actividades culturais de raiz “têm que ter um espaço”.
A partir de agora vão sondar a população sobre o impacto que esta primeira edição vai causar e depois organizar um segundo no mesmo molde, com modelos de roupa diferentes.
As dificuldades, de acordo com a fonte, são várias, desde a aquisição dos materiais até encontrar um espaço adequado para a realização destas actividades.
Entretanto, com o apoio de parceiros e terceiros, conseguiram dar corpo ao projecto.
A plateia, que esteve bem composta, tendo em conta que a população da ilha muitas vezes não costuma aderir a actividades do género, demonstrou “satisfação total”, sugerindo até que sejam realizadas outras actividades idênticas, com maior frequência.
MC/AA
Inforpress/Fim