Brava: Pró-Empresa capacita 15 jovens em questões relacionadas com a pesca sustentável

Um grupo de quinze jovens finalizou hoje uma formação em “Aproveitamento sustentável dos recursos pesqueiros no domínio da pesca”, uma acção de capacitação promovida pelo Instituto de Apoio e Promoção Empresarial (Pró-Empresa).

Jul 13, 2023 - 04:52
 0  93
Brava: Pró-Empresa capacita 15 jovens em questões relacionadas com a pesca sustentável

Esta formação, que beneficiou jovens das localidades piscatórias, segundo o formador Délvis Fortes, acontece num momento em que existe um cenário a nível mundial onde a redução da captura é cada vez maior.

Segundo a mesma fonte, por detrás desta redução estão os factores como a sobre-pesca, alterações climáticas, e que não se conseguiu acompanhar as suas evoluções para serem debeladas.

Daí, evidenciou que as capturas têm reduzido a nível mundial e Cabo Verde não é excepção.

Aliás, de acordo com o formador, o problema torna-se mais acentuado para o país, uma vez que se trata de um estado insular em desenvolvimento, tendo diversos desafios, realçando que Cabo Verde tem uma balança para equilibrar que é complicada

Primeiramente, avançou que é preciso conservar os recursos para poder usufruir deles hoje e amanhã e o segundo, promovê-las de forma a contribuírem para a economia do país, uma balança que “não é fácil”.

Sendo assim, sublinhou que onde conseguirem reforçar a capacitação das pessoas e acessibilidade para apoiar nesta tarefa de gestão, adiciona-se sempre mais um ponto e contribui cada vez mais para conseguir aquilo que é almejável, que é ver todos os cidadãos a contribuírem para uma gestão sustentável dos recursos.

Por seu turno, Mário Soares, vereador responsável pela área da Educação, Formação e Juventude, parabenizou a iniciativa da Pró-Empresa por mais uma vez capacitar as pessoas da ilha, tendo em conta o forte potencial da Brava no sector da pesca.

Da mesma forma reconheceu o esforço dos formandos que iniciaram e concluíram esta acção de capacitação, o que considera como sendo um “sinal positivo”, e que demonstra o engajamento e comprometimento destas pessoas com esta acção de capacitação.

Igualmente, destacou que essa formação a nível do sector da pesca mostra também que a pesca vai muito mais além da captura e venda, justificando que há várias vertentes no sector da pesca onde as pessoas que diariamente lidam com este sector têm muito a apreender.

Da parte dos formandos, Sónia Baptista garantiu que adquiriu muito mais conhecimento em termos do pescado, entre outros, destacando os conhecimentos na área de transformação do pescado, as leis na área de pesca e as espécies de pescado.

Hélio Rodrigues, um outro formando, evidenciou que esta formação lhes ofereceu muitas informações sobre o pescado, sobre as leis do mar, as espécies e como deve ser feita a captura, de forma que as espécies não entrem em via de extinção devido a uma captura descontrolada.