Brava: Produtores de grogue da ilha iniciam o processo da industrialização
Os produtores de aguardente na Brava já iniciaram a safra de cana-de-açúcar e perspectivam, ainda para esta semana, o início da produção do grogue.
Em entrevista à Inforpress, o produtor de aguardente António Santos avançou hoje que neste momento já tem homens a trabalhar no seu terreno, fazendo a limpeza das canas-de-açúcar para serem transportadas ao local da produção.
Conforme salientou a mesma fonte, já está a aberto o período de industrialização da aguardente, que se prolongará até ao final do mês de Maio,por isso, frisou que agora é começar a trabalhar para garantir um boa produção.
“De agora em diante, nós os produtores temos que trabalhar arduamente para podermos ver os resultados, pois a fabricação de líquido de qualidade requer muito trabalho e custo”, disse.
Já o produtor João Gomes disse que ainda não iniciou a colheita da cana sacarina no seu terreno, tendo em conta que não tem disponível uma quantidade elevada de cana e, por isso, pretende fazer a produção no próximo mês.
“A minha produção é para o uso próprio e para os meus familiares e amigos, não comercializo este líquido, daí não tenho a necessidade de apressar na produção, tendo em conta que tenho tempo suficiente para a industrialização”, concluiu.
O decreto-lei nº 11/2015 de 12 de Fevereiro, que regula a produção de aguardente de cana de açúcar em Cabo Verde, diz que o período destinado à safra de cana de açúcar e industrialização do grogue começa a 01 de Janeiro e termina a 31 de Maio.
Inforpress/Fim