Brava: Programa nacional de actividade física “Mexi Mexê” forma monitores na ilha
O Programa Mexi Mexê forma monitores na ilha Brava com o objectivo de capacitar técnicos especializados para dar uma melhor orientação aos praticantes da actividade física.
O Programa Mexi Mexê forma monitores na ilha Brava com o objectivo de capacitar técnicos especializados para dar uma melhor orientação aos praticantes da actividade física.
Esta formação pretende capacitar monitores da ilha, onde o intuito da câmara municipal e do programa é ter representantes de todas as localidades, para trabalharem nas suas respectivas zonas, de forma a estimular a actividade física para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.
Andylea Lopes, uma das formadoras do programa, explicou que elas dão aos monitores suportes, e estes ficam com a missão de saírem nas comunidades para convencer as pessoas dos benefícios da prática da actividade física, e “tentar, através de uma forma recreativa e lúdica”, tirá-las de casa e levá-las a praticar actividades.
A formadora é consciente de que com as pessoas idosas é “um pouco complicado por serem mais reservadas”. E é por isso, que o programa tenta formar monitores em todas as zonas.
“Com a afinidade que os monitores já têm com estas pessoas, torna mais fácil mudar as suas rotinas e tirá-las da zona de conforto”, adiantou.
O vereador da Educação, Juventude e Desporto, Mário Soares, deixou em aberto a disponibilidade da câmara em apoiar os monitores no desenvolvimento das suas actividades, desde que apresentem um plano.
Com esta formação, a autarquia, através da área do Desporto, pretende dinamizar as comunidades, melhorando a qualidade de vida e a saúde das pessoas.
Lembrando que a saúde é o foco de tudo, Andylea Lopes pede aos monitores para terem “consciência, coragem, iniciativa e criatividade de forma a conseguirem trabalhar não só esperando um ganho de momento, mas a longo prazo”.
A formação decorre de hoje a sábado, 24, das 09:00 às 17:30, com um programa intensivo, dividido em partes teóricas e práticas.
Este programa é promovido pelo Ministério do Desporto, através do Programa Nacional de Actividade Física e Saúde, em parceria com as câmaras municipais.