Brava: Projecto pastoreio sustentável forma 22 criadores em “saúde animal e dieta alimentar”

A associação Biflores ministrou durante uma semana uma formação em “saúde animal e dieta alimentar” a 28 pessoas, sendo 22 criadores de gado da ilha e os restantes técnicos da associação e do MAA.

Jun 4, 2023 - 10:50
 0  34
Brava: Projecto pastoreio sustentável forma 22 criadores em “saúde animal e dieta alimentar”

A associação Biflores ministrou durante uma semana uma formação em “saúde animal e dieta alimentar” a 28 pessoas, sendo 22 criadores de gado da ilha e os restantes técnicos da associação e do MAA.

Em declarações à Inforpress, Vani Furtado, técnico da Biflores, explicou que a formação ministrada por uma formadora da “Be Safe” teve como objectivo dar continuidade ao plano do pastoreio sustentável, como forma de complementar as actividades que tem sido desenvolvida desde o início do projecto.

Esta formação foi também, segundo o ambientalista, uma forma de sensibilizar os criadores de gado da ilha para aderirem ao processo confinamento dos animais em estábulos, mostrando-lhes os riscos que o meio ambiente corre com o pastoreio livre, mas também mostrar-lhes que quando se confina os animais, estes podem ser alimentados de forma segura, permitindo aos criadores assegurar a necessidade alimentar dos mesmos e ter a produtividade esperada.

“Muitas vezes, dizem que quando colocam os animais no curral nem sempre têm uma produção satisfatória”, indicou, justificando assim a necessidade de lhes mostrar, com técnicos da área, como é possível manter a produção, mesmo com os animais em confinamento.

Quanto à modalidade da formação, explicou que foi em dois módulos, sendo uma parte teórica, onde os formandos tiveram conhecimento da análise fisiológica do animal e a parte prática foi a demonstração da mistura das porções de forragens, sobretudo às feitas fenações.

No quesito das forragens, evidenciou que a ilha possui muitas forragens que permitem fazer fenação e estas são um banco de proteínas.

Na prática, indicou que pegaram do barbandeiro, mamona, amoreira, moringa, fizeram fenação e secagem durante três dias, de seguida fizeram mistura com outros pastos com fibra, mostrando aos criadores como podem satisfazer a necessidade alimentar dos animais.

Diante do entusiasmo dos criadores e o comprometimento dos mesmos, Vani Furtado considera que conseguiram atingir o objectivo, tendo alguns dos criadores demonstrado interesse em mudar o estilo de criação dos animais, focando numa alimentação saudável.

Aliás, sustentou que alguns criadores já estão a preparar terrenos para a criação de campos forrageiros e bancos proteicos.

Adiantou ainda que técnicos da Biflores já se encontram no terreno para que este plano seja implementado de forma positiva e dando todo o apoio aos criadores.

“Unidos, vamos conseguir os objectivos traçados na formação e do projecto de pastoreio sustentável”, disse, reforçando que a equipa da Biflores vai visitar algumas localidades, nomeadamente João da Noli, Cachaço e Mato, para visitar as áreas disponibilizadas para a produção de campos forrageiros e assim trabalhar na preparação dos mesmos para logo após a queda das chuvas fazer a plantação e ainda este ano conseguir fazer colheita e dar seguimento aos outros processos.

A formação foi realizada em parceria com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e da Câmara Municipal da Brava.