Brava: Protecção Civil volta a alertar para necessidade de redobrar os cuidados para evitar incêndios

O responsável do sector municipal da Protecção Civil e Bombeiros, na Brava, alertou hoje para a necessidade de redobrar os cuidados a fim de evitar incêndios nesta época em que se intensifica a queima para preparação de terrenos.

Jul 11, 2023 - 07:52
 0  31
Brava: Protecção Civil volta a alertar para necessidade de redobrar os cuidados para evitar incêndios

António Lopes fez este alerta em declarações à imprensa, mostrando-se preocupado, uma vez que nas últimas semanas já se registaram seis incêndios, atribuídos à “falta de responsabilidade” por parte dos agricultores e pessoal que faz a queima de restos de pastos para limpar os terrenos agrícolas.

Diz entender que é um serviço que tem de ser feito, mas que deve ser realizado da melhor forma possível, sem colocar em causa e risco vidas humanas e bens materiais.

Neste sentido, o responsável recomenda e alerta a sociedade para não deixar estes tipos de acções prejudicarem o ambiente e colocar em risco também o trabalho da Protecção Civil.

Pois, sublinhou que todos sabem quais as condições que existem na Brava, tanto a nível humano como material, e caso não forem tomadas medidas para ajudar e colaborar, pode surgir alguma situação que “ultrapassa” a capacidade do serviço municipal da Protecção Civil.

Como alternativa, em vez de queima, a Protecção Civil recomenda aos agricultores que façam a limpeza dos terrenos e coloquem o resto de pasto na berma dos terrenos ou que façam aterros de forma a servir para adubar o terreno, e assim garantir mais produção.

Sobre os locais onde já ocorreram pequenos incêndios, indicou Nova Sintra, Campo Baixo, Chã de Sousa, Mato, Cachaço, reforçando que se continuar desta forma pode haver algum incêndio difícil de se controlar, por isso, advertiu, “é bom evitar a tempo antes de que seja tarde”.