Brava: Psicóloga alerta para necessidade da sociedade cuidar da sua saúde mental
A psicóloga responsável pelo Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Brava, Mileida Cabral, alertou hoje para a necessidade de a sociedade cuidar da sua saúde mental e pediu mais atenção ao próximo.
Mileida Cabral falava à Inforpress após a realização de uma conversa aberta realizada na Escola Básica de Nossa Senhora do Monte (EBNSM), dirigida aos pais e encarregados de educação, tendo realçado que o objectivo é despertar a consciência dos participantes sobre a importância do cuidado da saúde mental.
Segundo a mesma fonte, é “importante” que as pessoas estejam mais atentas umas com as outras, para poderem oferecer ajuda, pois, realçou, os seres humanos precisam “desacelerar” e estar mais presentes no “aqui e no agora”.
A psicóloga considerou ainda ser “muito importante” a consciencialização das pessoas para pedir ajuda quando necessário.
Por seu turno, Liliana Lobo, uma das participantes, afirmou que foi uma conversa “interessante” e que ficou “claro” que a depressão está a atingir muito a camada jovem e também crianças e idosos.
“Também aprendemos como identificar alguns sintomas e ficamos a saber que a doença tem tratamento”, declarou.
Outrossim, Rosa Pina agradeceu a disponibilidade da psicóloga em informar os pais sobre a doença e salientou que foi de “grande importância todos estes esclarecimentos”.