Brava: Psicólogo apela aos alunos para trabalharem a saúde mental com as actividades físicas, reflexões e ideias
O psicólogo da Delegacia de Saúde da Brava apelou hoje aos alunos da Escola Secundária Eugénio Tavares(ESET) para trabalharem a saúde mental com actividades físicas, reflexões e ideias que possam ajudar a melhorar o bem-estar.
Adilson Bango falava à Inforpress após a realização de uma conversa aberta realizada na Escola Secundária Eugénio Tavares, onde salientou que a palestra está enquadrada no Dia Mundial da Saúde Mental que se comemora hoje e alertou sobre os riscos a que todos estão sujeitos.
Conforme informou ainda, esta palestra é um programa da Direção Nacional da Saúde (DNS) e da Direção Nacional da Educação (DNE), que, por conseguinte, está a ser feita a nível nacional, com os alunos do 11º e 12º ano, cujo objetivo é sensibilizar os adolescentes desta faixa etária a ter mais cuidado e atenção com a saúde mental.
“Apelamos a atenção na questão dos riscos que podem levar o desenvolvimento de um quadro da doença mental. A conversa foi de debate, onde os próprios alunos refletiram sobre os seus comportamentos, atitudes”, salientou.
O responsável considera de “extrema” importância se as instituições de ensino promovessem mais vezes actividades do gênero, ligadas à saúde mental, isso porque existe muito preconceito e mito à volta do assunto.
Por seu turno, a aluna Cândida Oliveira afirmou que ficou devidamente esclarecida sobre o assunto e que também precisam ter mais “cautela” com as pessoas que sofrerem com este tipo de problema.
“De acordo com o que aprendi hoje, existem vários factores que proporcionam este tipo de problema a uma pessoa, e nós como colegas devemos apoiar, aconselhar e também não devemos ser desmotivados com coisas que nós mesmo conseguimos superar”, declarou.
Cândida Oliveira disse que está a cuidar muito bem da sua saúde mental, isto porque tinha uma amiga que estava com problema de ansiedade e com isso percebeu que a mesma tem que ter mais cautela na sua vida pessoal.