Brava: Rede Emprego e Empregabilidade planeia próxima fase de projecto
A Rede Emprego e Empregabilidade da Brava pretende dar início, em 2020, ao seu segundo projecto que visa a promoção do emprego e a empregabilidade, planeando já três formações com possibilidade de entrada no mercado.
A Rede Emprego e Empregabilidade da Brava pretende dar início, em 2020, ao seu segundo projecto que visa a promoção do emprego e a empregabilidade, planeando já três formações com possibilidade de entrada no mercado.
Segundo o ponto focal da rede na Brava, Mário Soares, o plano de actividades traçado para 2019 já se encontra no fim e, com a excepção de duas actividades que ainda não foram realizadas, mas que já estão agendadas, pode dizer-se que o plano foi executado a “100 por cento (%)”.
Mário Soares adiantou ainda que na nesta missão, realizada na passada sexta-feira, 15, fez-se a avaliação das actividades realizadas pela Rede até esta altura, merecendo uma avaliação positiva tanto dos coordenadores, como dos membros e por parte do público-alvo, que além da metodologia das formações avaliaram positivamente a relevância das mesmas
Para a próxima fase, a rede vai prosseguir com a entrega dos kits ao seu público-alvo, mas ainda para este ano, estão agendados encontros com membros da rede, um encontro das redes a nível nacional que decorre no próximo mês de Dezembro na ilha do Maio.
Para a ilha Brava em particular, já se encontra agendada uma palestra sobre emprego e empregabilidade, para o dia 17 de Dezembro.
Sobre as perspectivas para próximos passos, mais concretamente o segundo projecto, Mário Soares salientou que este incide na promoção e divulgação da rede, mas também no factor emprego.
Para a divulgação da rede, o ponto focal comentou que vão criar grupos dentro da rede para fazer a sensibilização das instituições locais e convidá-las para participarem na mesma, assim como procurar parceiros para enquadrar os formandos que a rede vai preparar para o mercado de trabalho.
No factor emprego, salientou que estão programadas três acções de formações, que ainda vão ser discutidas no seio da rede e da comunidade, quanto as oportunidades de empregabilidade, importância e relevância.
Mas, adiantou que uma destas acções de capacitação será em corte e costura, que já vai na sua segunda fase, em parceria com a Delegação escolar que pretende “alargar para reforçar” as capacidades do público-alvo.
Da sexta missão, agendaram a sétima, que será realizada nos dias 14 e 15 de Janeiro de 2020.
A rede local Emprego e Empregabilidade da ilha Brava é apoiada pela Cooperação Luxemburguesa através do Programa Emprego e Empregabilidade CVE/081.
MC
Inforpress/Fim