Brava: Rede local Emprego e Empregabilidade da Brava apresentada ao público
O Programa CVE/081 Emprego e Empregabilidade da Brava, apresentado terça-feira à população bravense, visa reforçar a governação sectorial, a melhoria da viabilidade financeira, o envolvimento do sector privado e o acompanhamento da descentralização.
O Programa CVE/081 Emprego e Empregabilidade da Brava, apresentado terça-feira à população bravense, visa reforçar a governação sectorial, a melhoria da viabilidade financeira, o envolvimento do sector privado e o acompanhamento da descentralização.
Contribuir para a inserção profissional da população de Cabo Verde, em particular dos jovens e das mulheres são outras das valências desta rede que foi apresentada no final da tarde de terça-feira aos bravenses, que se inteiraram ainda sobre a missão e as funções da Rede de Emprego e Empregabilidade na ilha.
O grupo pretende implementar dois projectos na ilha, um na área de transformação de pescado, a ser implementado na localidade de Furna que pode beneficiar aproximadamente 15 jovens e mulheres e o outro é a divulgação, sensibilização sobre oportunidades de emprego da rede local que já tem agendado várias acções.
Dessas actividades constam formações, oficina e também sensibilização de privados sobre o emprego e a empregabilidade, que atingirá um público-alvo de 114 jovens e mulheres, e que está previsto iniciar em Fevereiro de 2019.
O segundo projecto pretende formá-los, orientá-los e acompanhá-los até a inserção no mercado de trabalho, quer por conta de outrem ou através do auto emprego.
Com estes projectos, pretende-se reforçar os processos de articulação e coordenação das entidades da Brava, sensibilizar as entidades locais sobre as problemáticas de promoção do emprego e empregabilidade de forma articulada e com impacto nos beneficiários.
A Rede vai também informar a população da ilha sobre as oportunidades de financiamento, conhecer os mecanismos de inserção laboral e discutir a questão do género na formação profissional.
A promoção e a criação de uma dinâmica local entre os diferentes actores do sector público, privado e da sociedade civil no desenvolvimento de actividades de capacitação e montagem partilhada de actividades formativas e promotoras de emprego e empregabilidade, será também um dos objectivos da Rede.
Ainda, a mesma pretende actuar na Educação, Formação e Emprego (EFE) a nível local, identificar necessidades formativas em função da realidade da ilha Brava, mobilizar financiamento da formação profissional e as entidades responsáveis e promover o empreendedorismo jovem.
Esta Rede é promovida pelo Programa Emprego e Empregabilidade da Cooperação Luxemburguesa, enquadrado no Programa Indicativo de Cooperação IV Luxemburgo-Cabo Verde para o período 2016-2020.
MC/ZS
Inforpress/Fim