Brava: Responsável pede adesão massiva à campanha de doação de sangue que decorre na ilha
A responsável do Laboratório e do Banco de Sangue do Hospital São Francisco de Assis apelou hoje a uma participação massiva da população bravense na campanha de doação de sangue que está a decorrer na ilha.
A responsável do Laboratório e do Banco de Sangue do Hospital São Francisco de Assis apelou hoje a uma participação massiva da população bravense na campanha de doação de sangue que está a decorrer na ilha.
Em declarações à imprensa, Carla Araújo explicou que esta campanha de doação de sangue que, decorre na Brava, está enquadrada nas actividades alusivas à comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, assinalado a 14 de Junho.
Daí, explicou que como a Brava faz parte da região sanitária, durante dois dias vão estar na ilha a fazer a colheita, mas também trabalhar na sensibilização da comunidade bravense sobre a importância da doação do sangue.
Questionada sobre a adesão do público bravense neste primeiro dia, avançou que, como há instituições e entidades parceiras activas na ilha e que têm doadores regulares, nomeadamente, Cruz Vermelha, igreja Adventista, Polícia Nacional, entre outras, até então a participação está a ser razoável.
Da mesma forma continuou a solicitar uma maior adesão do público, lembrando que esta acção salva vidas e só é possível caso haja doadores.
Quanto ao stock no Banco de Sangue informou que este encontra-se com uma quantidade “razoável” graças aos doadores regulares e as entidades que colaboram sempre, reforçando que quanto mais doadores melhor fica o banco em termos de abastecimento.
Por seu turno, Rafael Fernandes pastor da igreja Adventista, em Nossa Senhora do Monte, informou que somente hoje trouxe um grupo de 27 pessoas para participar desta campanha.
Conforme realçou, a igreja Adventista sempre teve a iniciativa de expandir a sensibilização e incentivar os membros a doarem sangue a nível mundial, de forma a contribuir para salvar outras pessoas.
O pastor adventista sublinhou que, na Brava, fez uma divulgação massiva no seio dos membros que, além do grupo que doou hoje, ainda há um outro que vai doar neste sábado, 10.
“Doar sangue é ser herói para outras pessoas e é de recordar que uma bolsa de sangue pode salvar quatro vidas”, finalizou, demonstrando assim a importância desta acção.
O delegado de saúde da ilha, Hélder Pires, em declarações à Inforpress, ao anunciar a realização desta campanha, relembrou que sempre que vão pacientes da Brava e que necessitam de sangue, estes são atendidos e socorridos, demonstrando assim que é preciso que a ilha também colabore em manter o stock de sangue no laboratório.
Por não terem condições na Brava para fazer esta recolha e armazenamento, os profissionais do Banco de Sangue trouxeram equipamentos para trabalhar no processo durante o dia de sexta-feira, 09, das 8:00 às 15:00 e no sábado, 10, das 8:00 às 11:30.
O médico aproveitou para pedir a todos os bravenses, que preencham os requisitos necessários, para serem doadores e que participem nesta campanha, pois “é preciso apoiar na questão da saúde, principalmente quando se trata de uma acção para salvar vidas”.