Brava: Serviço de Proteção Civil elabora Plano de Contingência para seguir na época das chuvas
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Brava encontra-se na fase final da elaboração do Plano de Contingência para a época das chuvas, alertando a população para seguir sempre as recomendações feitas a nível nacional.
O responsável do serviço na Brava, António Lopes, disse hoje à Inforpress que se encontram na fase final da compilação dos dados para a elaboração do plano de contingência, tendo já iniciado algumas intervenções no terreno, juntamente com o sector do Saneamento da autarquia, para uma melhor preparação.
Segundo a mesma fonte, o plano vai ser disponibilizado a todos os membros do Serviço Municipal de Proteção Civil e das outras entidades bravenses de modo a que estes possam ficar em alerta para qualquer eventualidade.
Quanto aos trabalhos no terreno, destacou que já deram início ao corte e poda de árvores em algumas localidades, assim como aos proprietários e funcionários das minas de extração de inertes, onde os membros de Proteção Civil estão a efetuar uma fiscalização, mas também recomendando a limpeza dos escombros e dos locais após a extração de areia.
Questionado sobre os maiores riscos na ilha durante a época das chuvas, este responsável explicou que pelo que têm constatado, no caso de chuva ou vento fortes, os casos mais comuns têm sido quedas das árvores, pedras, obstrução de caminhos, problemas com algumas casas que podem correr o risco de desabar e algumas inundações.
Quanto às casas que apresentam alguns riscos, sublinhou que já informou o sector social da Câmara Municipal da Brava e que, em concertação com o sector da Protecção Civil, vão trabalhar algumas intervenções de forma a manter a segurança das mesmas e minimizar alguns riscos.
Mas, garantiu, o Serviço Municipal de Proteção Civil tem vindo a atuar prontamente quando têm surgido algumas situações, e que este ano a atuação vai ser na mesma linha, pedindo a colaboração de todos os membros da sociedade civil.
Bravanews com inforpress