Brava: Vereador apela a uma maior proactividade dos jovens no agarrar das oportunidades

O vereador responsável pelo pelouro da Educação Formação e Juventude da Câmara Municipal da Brava pediu hoje aos jovens para serem mais proactivos no sentido de se agarrarem às oportunidades que têm à disposição.

Jul 6, 2023 - 05:54
 0  22
Brava: Vereador apela a uma maior proactividade dos jovens no agarrar das oportunidades

Em declarações à Inforpress, Mário Soares explicou que tange ao empreendedorismo e empoderamento de jovens no município, a autarquia tem colocado à disposição destas várias oportunidades.

No rol das oportunidades indicou as formações, muitas vezes gratuitas, facilitação através de protocolos de parcerias, incentivos para abertura de pequenos negócios, entre outros iniciativos, mas destacou que nem sempre os jovens têm agarrado estas oportunidades.

“Não me lembro quando é que surgiram tantas oportunidades para os jovens bravenses”, ressaltou este vereador, referindo-se às oportunidades formativas que surgem tanto na ilha como fora e que algumas na ilha muitas vezes não se concretizam por dificuldades de conseguir um número razoável de inscritos para dar início.

Apontou como caso mais recente a dificuldade em conseguir o número de jovens suficiente para dar início a formação do projecto de valorização turística ambiental da aldeia de Fajã d´Água, além da fraca candidatura dos jovens bravenses respondendo às ofertas da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde que disponibilizou a nível nacional 500 vagas e outras 200 ofertadas pelo CERMI.

Ainda sobre as oportunidades que a autarquia coloca à disposição dos jovens, recentemente, informou que a edilidade enviou à ilha do Fogo dois jovens para participar numa formação de “tecto falso”, uma formação que vai também englobar jovens de todos os municípios da ilha do Fogo.

Nesta senda, avançou ainda que no passado mês de Maio um grupo de jovens finalizou um curso em Gestão Contabilística nível V, onde alguns desses jovens se encontram em estágios curriculares, outros já estão empregados e alguns, através de uma iniciativa privada de um emigrante, já terminaram uma parte formativa e vão ser submetidos a uma avaliação, onde a empresa pretende contratar cinco destes jovens.

Recordou também o caso de um jovem da localidade de Lomba Tantum, o David Garcia, que para driblar o desemprego decidiu enveredar-se pelos caminhos do empreendedorismo, apostando na venda de peixe e solicitou apoios para aquisição de um motociclo com reboque, de forma a facilitar a sua deslocação.

A este propósito, lembrou que a autarquia mobilizou parcerias e o motociclo já foi adquirido para entregar ao dono, brevemente.

Igualmente, falou de casos de jovens que fizeram cursos na área da cozinha e pastelaria e que estão a trabalhar e até deram oportunidades de emprego a outros jovens.

Quanto aos jovens que estão a criar os seus empregos revelou que a câmara lhes oferece todos os incentivos possíveis, desde a isenção do pagamento de licença, e aqueles que utilizam os espaços da autarquia é feita a isenção do pagamento da renda por um período de seis meses.

“São condições favoráveis que a câmara tem vindo a criar para dar oportunidades aos jovens, mas é preciso que a juventude seja mais proactiva, e procurar agarrar as oportunidades”, desabafou, lamentando que é triste convidar alguns jovens para participar em algumas acções de formações, sabendo que têm falta, que o mercado tem necessidade de ter pessoas capacitadas na área, com propina a custo zero, mas mesmo assim estes respondem “não”.

Para finalizar, voltou a reforçar que a autarquia está sempre aberta para criar condições para promover o empreendedorismo, auto-emprego, e procurar parceiros de forma a ter pessoas qualificadas e capacitadas para dar resposta às demandas e necessidades da ilha.