Brava/Natação: Câmara congratula-se com prestação de atletas que participaram na competição na ilha do Fogo

O vereador do Desporto da Câmara Municipal da Brava enalteceu a participação da equipa de natação bravense na competição na ilha do Fogo, afirmando que pela primeira o município alcançou o pódio e trouxe cinco medalhas.

Dec 7, 2023 - 05:16
 0  64
Brava/Natação: Câmara congratula-se com prestação de atletas que participaram na competição na ilha do Fogo

O vereador do Desporto, Mário Soares, fez estas declarações, à margem do encontro da equipa de natação e da edilidade, nos Paços do Concelho, ocorrido nesta terça-feira.

“Nesta competição de natação houve bom resultados e o alcance ao pódio, tendo em conta, que os atletas trouxeram cinco medalhas, sendo quatro de bronze e uma de prata. Os nossos competidores têm estado a fazer treinos em águas abertas, mas a competição aconteceu numa piscina, e isto é ganho significativo para a Brava”, salientou.

Neste sentido, o mesmo considerou ser um orgulho para os próprios atletas, treinadores e até mesmo para a federação cabo-verdiana de natação, uma vez que no ano passado apostaram na formação de 16 jovens atletas.

“Isto mostra que criando condições e dando mais oportunidades, também temos capacidade para conseguir muito mais. Estamos a falar de jovens que participaram no torneio juntamente com os melhores nadadores de Cabo Verde e conseguiram cinco medalhas numa primeira participação, e isto é algo que orgulha todos os bravense e nós como autarquia vamos trabalhar na criação de condições para que haja mais participação de jovens”, frisou.

Mário Soares ressaltou que, a nível da câmara municipal e no âmbito da criação de condições, a edilidade tem um projecto de uma piscina municipal a ser “materializado” na zona de Fajã d´Água, sendo um programa do Governo.

Daí, de acordo com o mesmo, a câmara irá fazer um pequeno reajuste no projecto, onde também além de ser um espaço de lazer irá servir para realização de provas, uma vez que vai ser acrescentado todos os requisitos mínimos e necessários para receber uma competição.

“Será mais uma aposta no sector do desporto aqui na Brava que vai facilitar e incentivar mais atletas a praticarem esta modalidade desportiva”, finalizou.

Já o treinador da equipa de natação na Brava, Hélder Brito, considerou ser de “excelência” a participação da sua equipa, visto que a ilha não possui nenhum recurso para treinar, mas mesmo assim os atletas não se intimidaram e competiram de igual para igual com os outros competidores.

“A minha equipa conseguiu trazer cinco medalhas para a ilha, pois estamos todos de parabéns, encaramos esta competição com muita responsabilidade, garra e determinação e conseguimos fazer uma boa prova”, disse.

O treinador salientou ainda que vieram mais ricos da competição em termos de conhecimento e que agora já possuem um plano de treino mais detalhado, o que vai permitir mais esforços dos atletas para que na próxima competição consigam trazer mais medalhas para a ilha.

Por sua vez, o atleta Leonardo Pereira, que arrecadou a medalha de bronze, disse que foi “boa” a participação nesta competição embora não tenham tido grandes oportunidades de treinos, mas garantiu que da próxima vez vão bem preparados com mais técnicas.

Em relação ao projecto da câmara municipal de criação de uma piscina, o atleta considerou que seria de “grande valia”, tendo em conta que os treinos da equipa são apenas em águas abertas.

Inforpress