Brava/Nha Santana: Festeira diz estar com sentimento de “dever e missão cumprida”

A festeira incumbidA festeira incumbida da bandeira de Nha Santana de Mato (Santa Ana), padroeira da localidade de Mato na freguesia de Nossa Senhora do Monte, Aida Cardoso, disse hoje que está com o sentimento de “dever e missão cumprida”.a da bandeira de Nha Santana de Mato (Santa Ana), padroeira da localidade de Mato na freguesia de Nossa Senhora do Monte, Aida Cardoso, disse hoje que está com o sentimento de “dever e missão cumprida”.

Jul 26, 2023 - 14:45
 0  96
Brava/Nha Santana: Festeira diz estar com sentimento de “dever e missão cumprida”

Em declarações à Inforpress após a celebração da missa em honra à santa, Aida Cardoso recordou que não foi ela que tomou a bandeira para festejar, mas que esta missão lhe foi incumbida pela família que tomou esta responsabilidade, mas que por motivos de força maior, mesmo estando na Brava, não conseguiram tomar frente de tudo.

Daí, coube a Aida tomar esta responsabilidade e já no final da festa, que decorre há já vários dias, faz um “balanço extremamente positivo” e realçou que o sentimento reinante é de “missão e dever cumprido”.

Segundo a mesma fonte, cumpriram todos os rituais e tudo isso foi movido pela fé, exemplificando que a comunidade toda, independentemente de residentes ou na diáspora, assim como outras pessoas se envolveram e ajudaram esta família, mesmo que em situação difícil” comemorar com “dignidade” esta festa.

Tanto é que conforme reforçou, esta noite houve chuva e na madrugada, quando foram preparar o habitual café tiveram um pouco de medo se iriam conseguir fazer tudo.

Mas, com a fé depositada na santa, conseguiram servir o café a todos que por lá passaram, colocaram várias panelas com pratos diversos ao lume e no final da missa tudo já estava preparado para receber a multidão e aguardar o pessoal que seguiu a bandeira a pé no seu habitual ritual e percurso.

No final do dia, Aida Cardoso relembrou que será dado o bote ao mastro e também será feita a passagem da bandeira para o próximo festeiro, realçando que ainda não teve nenhuma luz de quem terá essa fé para tomar a bandeira e festejá-la no próximo ano.

“Caso surja alguém, ela não vai ficar só, mas também se não aparecer a bandeira não volta para a igreja porque a comunidade vai reunir da mesma forma e festeja-la”, finalizou agradecendo todos os envolvidos na festa de Nha Santana de Mato 2023.