Brava/Nha Santana: José da Luz vence prova de atletismo Nha Santana de Mato 2023

O atleta José da Luz, 28 anos, da localidade de Cachaço, venceu hoje a prova de atletismo Nha Santana de Mato, inaugurando assim a sua primeira participação nesta competição da “melhor forma”.

Jul 25, 2023 - 15:00
 0  68
Brava/Nha Santana: José da Luz vence prova de atletismo Nha Santana de Mato 2023

Em declarações à Inforpress, o atleta contou que competiu com quatro colegas, todos da Brava, num percurso, que considerou “nem fácil, nem muito difícil”, de Pedra Martins (caminho de Furna) à localidade de Mato, tendo em conta a intensidade dos treinos que tem feito.

O atleta, que iniciou o seu percurso no atletismo em 2019, já participou em diversas provas na ilha, tendo na maioria conseguido o primeiro lugar.

Para José da Luz, participar e vencer esta prova é o início da preparação para a sua participação na competição que vai ser realizada no próximo mês de Agosto no município dos Mosteiros (Fogo), onde pretende representar a Brava “com dignidade”.

Questionado sobre as dificuldades encontradas para os atletas desta modalidade, tanto para preparação ou apoios, este atleta realçou que neste momento a maior dificuldade que enfrentam é a inactividade da Associação Regional de Atletismo da Brava, o que faz com que os atletas fiquem à mercê da sorte.

Pois, conforme reforçou, a Câmara Municipal da Brava sempre lhes tem apoiado, mas a falta do funcionamento da associação não permite que os atletas se organizem para os treinos e para participar da melhor forma nas provas, levando assim que cada um treine como bem entender e participe nas provas por vontade própria.

Por seu turno, Manuel Araújo, membro da associação Amigos Associados de Santana do Mato (Amasama), associação responsável pela organização das actividades desta festa, lamentou a fraca adesão dos atletas a esta prova.

Segundo a mesma fonte, tinham a esperança de que pelo menos sete atletas participassem nesta prova, mas não tiveram essa sorte e a organização não possui meios para trazer atletas de outras ilhas, o que seria um custo adicional.

Mas, deixou expressa o desejo de um dia conseguirem trazer pelo menos atletas do Fogo, o que para este membro da organização engrandecia a prova e quem sabe poderia incentivar mais atletas bravenses a participarem.

Quanto às dificuldades, indicou, além da falta de empenho e incentivo por parte dos jovens em participar nesta prova, a falta de apoios, que segundo o mesmo, na Brava qualquer organizador de eventos e actividades depara com esta dificuldade, mas com o pouco que conseguem e com o fundo arrecadado em actividades realizadas durante o ano é possível sempre dar continuidade ao que sempre foi feito.

Sobre as actividades desportivas, hoje encontra-se agendado a final do torneio de futsal em Nova Sintra, que decorre desde o passado dia 12 e que tinha a final marcada para a noite de segunda-feira, 24.

Contudo, as condições meteorológicas na freguesia de Nossa Senhora do Monte não permitiram que tal se concretizasse.

A final será disputada entre a equipa de Cachaço e de Matinho.