CABO VERDE AIRLINES COM AVIÃO EM WET LEASE QUE CHEGOU ONTEM AO SAL
Ao contrário do que está sendo avançado pela comunicação social, não se trata exatamente de um 2º avião, pois tratando-se disso teria que ter matrícula caboverdiana (os aviões matriculados em Cabo Verde têm o prefixo de matrícula D4). Esta tem a matrícula JY-JAL (na foto), pertence à Jordan Aviation e chega em regime de "Wet Lease".
Ao contrário do que está sendo avançado pela comunicação social, não se trata exatamente de um 2º avião, pois tratando-se disso teria que ter matrícula caboverdiana (os aviões matriculados em Cabo Verde têm o prefixo de matrícula D4).
Esta tem a matrícula JY-JAL (na foto), pertence à Jordan Aviation e chega em regime de "Wet Lease".
Na aviação, Wet lease é um contrato em que uma companhia aérea (lessor) disponibiliza o avião, a tripulação completa (pilotos, comissários de bordo e hospedeiras), efectua a manutenção e suporta o seguro do avião (ACMI- Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance), recebendo, emcontrapartida, o pagamento pelas horas operadas por parte da companhia operadora (lessee). O lessee suporta os restantes custos como os combustíveis, taxas aeroportuárias, reservas, etc.
Um contrato wet lease tem uma duração habitual entre um mês e dois anos; menos tempo significa que o voo será um charter. O wet lease é efectuadoem alturas de períodos de grande tráfego, de grandes manutenções dos aviões ou no início de novos destinos.
Este avião da Jordan Aviation (Boeing 767-200), que já está no Sal, estará disponível ao serviço da Cabo Verde Airlines durante alguns meses, enquanto a companhia nacional aguarda pela chegada de um segundo aparelho, este sim com matrícula caboverdiana.
Sendo assim, a CV Airlines tem neste momento 2 aviões para operar, sendo que o que está no Sal pode começar no imediato e o outro que está na Praia aguarda pela certificação da Agência de Aviação Civil, o que deverá acontecer o mais tardar até à próxima semana.