Cabo Verde com pouca previsão de chuva nos próximos 45 dias
[b]Praia - 29 de Julho -[/b] Os dados dos serviços internacionais de meteorologia sobre a pluviosidade em Cabo Verde nos próximos 45 dias não são nada animadores para quem está a prever um ano agrícola melhor que o ano passado.
De acordo com as previsões da accuweather a região de Sotavento pode registar alguma chuva de fraca intensidade no próximo dia 30 de Julho, com maior visibilidade na região norte de Santiago onde está previsto já para o dia 29 o roncar de alguma trovoada.
A partir desta data as previsões até 10 de Setembro são escassas quer em Barlavento como em Sotavento, com o possível registo de algum aguaceiro no dia 2 de Agosto em Ribeira Brava ilha de São Nicolau, e chuva moderada nas ilhas do Sal e Boa Vista.
Para o dia 10 de Agosto prevê-se ainda algum aguaceiro na região Sul da ilha de Santiago e possivelmente em Fogo e Brava.
As próximas pluviosidades só estão previstas para o final do mês de Agosto 30 e 31, em toda a região da ilha de Santiago, Maio , Fogo e Brava com algumas trovoadas e aguaceiros.
Já na cidade do Mindelo, Ilha de São Vicente, apenas para o dia 8 de Agosto está previsto trovoadas intensas acompanhado de chuva. Os restantes dias que se prolongam até 10 de Setembro vão ser de sol intenso com raros dias de nebulosidade na ilha do Monte Cara.
A mesma situação também para a cidade do Porto Novo na ilha agrícola de Santo Antão, onde estão previstas as trovoadas intensas no dia 8 de Agosto e os restantes dias que se estendem até 10 de Setembro vão ser marcados por sol e nuvens com vários dias de céu mesmo limpo.
Para o dia 5 de Setembro poderá cair algum aguaceiro tanto nas regiões de Sotavento em Santiago Sul e Norte, como também em algumas regiões do Barlavento como em Ribeira Brava de São Nicolau.
Só no dia 9 de Setembro é que se poderá registar, segundo dados meteorológicos um pouco de chuva de intensidade fraca, em todo o País.
Com esta análise é possível perceber que as previsões para os próximos 45 dias não são muito animadores para quem já iniciou os trabalhos da campanha agrícola.
A esperança é que a partir do dia 10 de Setembro os dados ainda não divulgados, possam renascer alguma esperança para os camponeses que já lançaram as sementes sobre a terra na esperança de colher algum fruto.
EC/ Ocean Press