Neste caso, para execução do decreto do Trump muita coisa terá que ser alterado, sobretudo os meios financeiros disponíveis.
Mas, não é só isso. Existe também outros problemas, concernente a uma detenção e deportação massiva dos
imigrantes. Será um processo altamente complexo, pelas suas múltiplas implicações.
Neste momento, as autoridades admitem que não existem espaços ou infraestruturas suficientes para acolher as pessoas detidas pelos serviços federais de imigração.
Os detidos não são deportados imediatamente à detenção. Estamos num país de “rule of law”, um Estado de Direito. Os detidos têm de se aguardar os procedimentos legais dos Serviços e Tribunais de Imigração, o que pode levar meses ou anos para a deportação.
E durante este procedimento, eles têm de ter sítios, infraestruturas, de acolhimento até o final dos processos para a deportação. E estima-se que cada pessoa detida tem um custo diário para o governo americano de $ 165 dólares. Imaginem só! Outro constrangimento para a deportação massiva é a colaboração das autoridades locais, designadamente as autoridades policiais e xerifes.
A governadora de Massachusetts, residente em Boston, Maura Healey afirmou que as autoridades estaduais não vão colaborar com a deportação em massa de ilegais que vivem neste Estado. Healey foi categórica na sua afirmação: “Não, absolutamente não”! E ela acrescentou: “Vamos utilizar todos os instrumentos à nossa disposição para proteger nossos cidadãos, nossos residentes e nossos estados”.
Entretanto, ontem, quarta-feira, 22 de Janeiro, segundo NBC NEWS, agentes federais foram vistos a executarem detenções na zona de East Boston. Não se se sabe ao certo quantas pessoas foram detidas.
Outras notícias apontam que existe um plano de perseguirem estudantes ilegais nas escolas públicas e pessoas ilegais até nos hospitais. Não se sabe até onde o plano de deportação do Trump pode atingir. O que se sabe é que o plano dele vai com certeza distruir milhões de famílias e criar uma carência de mão-de-obra em vários sectores da economia americana.
Horas depois da tomada de posse do Trump, mais de 500 pessoas ilegais foram já detidas em vários Estados e nas fronteiras vão ser colocados até 10 mil militares, para ajudar os guardas fronteiriços a protegerem da entrada de novos imigrantes ilegais. O plano de Trump vai ser para valer mesmo!