Campanha Zoo-sanitária com resultados satisfatórios
Cidade de Nova Sintra, 16 Out (Bravanews) - A campanha zoo-sanitária levada a cabo na ilha Brava no combate a parasitas nos animais já estão dando resultados.
Cidade de Nova Sintra, 16 Out (Bravanews) - A campanha zoo-sanitária levada a cabo na ilha Brava no combate a parasitas nos animais já estão dando resultados.
Esta informação foi avançada pela Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente na ilha Brava, que mostrou esperançoso de que dentro de pouco tempo esta situação será reduzida ao mínimo possível.
De acordo a nossa fonte, a redução de carga parasitária se encontra em 95%, um valor expressivo, se tomarmos em conta de que em Setembro a situação era muito complicada.
Este resultado foi gracas a assistência zoo-veterinária que está com 15 dias no terreno e cuja a meta é prestar assistência a 700 bovinos, 5000 caprinos e 100 asininos, também como parte da eliminação da carga parasitária nos hospedeiros, neste particular nos caes.
Em meados de Novembro com o apoio de uma ONG Alemã/ACD Bons Amigos e parceria da CMB estima-se que 200 cães irão ser submetidos a castração/esterilização um pouco por toda a ilha como estratégia de controlo da população canina, como uma das medidas mais eficazes segundo a OIE (Organizacao Mundial da Saude Animal) para evitar a reprodução desenfreada de cães e gatos.
A acontecer em meados de Novembro, será a terceira iniciativa do gênero promovida pelos parceiros nos últimos três anos e os dados apontam para uma clara diminuição de animais soltos e filhotes abandonados nas ruas da Cidade de Nova Sintra e arredores. “Nas duas primeiras campanhas, 259 animais foram esterilizados/castrados e simultaneamente receberam desparasitação interna e externa”, avança a Delegação.
Este ano as intervenções serão nós mesmos moldes, alargando as intervenções até às aldeias mais rurais da Ilha, e “vamos apostar fortemente na componente de sensibilização e educação ambiental através de palestras dirigidas aos estudantes do EBI e ensino secundário, engajando também docentes, país e encarregados de educação”.
Como estratégia de fomentar a tutores responsáveis pelos seus animais, incentivar a adopção de animais sem padrão de raça, vulgo "vira latas" e debruçar sobre a importância da castração e desparasitação dos animais de companhia versus zoonoses.
A Delegação avança que quer que a população perceba que os cães e gatos abandonados a deambular na rua são na maioria das vezes consequências de ações desmedidas por parte de pessoas insensíveis para com os animais indefesos e seu bem estar.