De 23 a 27 de Dezembro de 2015 celebrou-se, na Ilha Brava, os 80 anos da chegada do adventismo a Cabo Verde – irmãos que vieram das outras ilhas para a celebração se juntaram aos irmãos e amigos desta ilha para as comemorações.
Quinta Feira, 24
Ao pôr-do-sol da véspera do dia do Natal, à frente do pátio do primeiro templo adventista em Cabo Verde, deu-se o inicio a cerimonia das comemorações com louvores – corinhos que relembram antigos tempos – cânticos como O teu amor é mais do que a vida; Jerusalém, eu te quero ver; Adventistas, entre outros.
[size= 13.008px; line-height: 1.538em]O Pr. Natalino, Pastor da igreja anfitriã, deu as boas vindas aos presentes e seguidamente o Presidente da Associação da IASDCV, Pr. António dos Anjos, presidiu a cerimónia de abertura, destacando no seu discurso a importância da esperança e os motivos dessa celebração, onde aproveitou para desejar a todos os presentes os votos de feliz natal e perspectivando que 2016 seja um ano de determinação e ousadia na continuação da pregação do evangelho.[/size]
Um dos momentos mais marcantes da noite foi o descerramento de duas placas e um quadro comemorativo, pela equipa administrativa da Associação: Presidente – Pr. António Monteiro, Tesoureiro – Pr. Samiles Tavares e o Secretário – Pr. Ivanildo Lopes. A primeira placa a ser descerrada foi a de identificação e de informações, afixada na fachada principal do edifício; a segunda placa, alusiva aos 80 anos, foi afixada dentro do templo e no hall da entrada, o quadro comemorativo – este, uma verdadeira obra de arte, esculpida, manualmente, pelo irmão Zé de Mato, natural da ilha Brava. O autor, com sentimento e profundidade, explicou o significado de cada elemento do quadro. O artista, ainda, fez questão de mencionar que a confeção da referida obra de arte aproximou-o para mais perto de Deus e da igreja.
A primeira parte da cerimónia foi encerrada com uma oração de agradecimento feita pelo pastor Olavo dos Santos.
O coral da igreja anfitriã abriu a segunda parte apresentando um belo hino que inspirava e apelava para se confiar em Deus, seguido de um louvor congregacional com o hino, Sal da Terra, que foi comentado pelo Pr. António Anjos incentivando a igreja a viver aquilo que prega. De seguida apresentou os Pastores de cada distrito, ao todo 12 pastores, e os membros representantes de cada ilha. Concluiu, dirigindo uma meditação, baseada no livro de Romanos 15:13.
A cerimónia foi finalizada com o Pr. David Dias a ensinar à congregação o hino oficial da comemoração, hino composto por ele mesmo e gravado com a colaboração dos jovens de S. Vicente.
Sexta Feira - 25
Na parte da tarde realizou-se um encontro com todos os participantes que vieram das ilhas, com o objetivo de auscultar da parte dos membros algumas preocupações relacionadas à missão da igreja em Cabo Verde.
As 18:30mn deu-se as boas vindas ao sábado, com cânticos, meditação e reflexão e um belíssimo testemunho, apresentado pelo irmão Aires Pereira – considerado um dos pioneiros da IASD em Cabo Verde, que abraçou a mensagem adventista na década de 50 e, hoje, conta com mais de 70 anos de idade. No seu testemunho destacou que, apesar de na altura ser um neófito na fé, no primeiro dia que visitou a igreja, foi convidado pelo pastor para saírem para dar estudos bíblicos e simultaneamente estudava para si e dava os estudos bíblicos aos interessados.
O Pr. Alex Sander Monteiro recitou uma bela poesia, intitulada Primeira Semente da Autoria de Artur Vieira, irmão bravense que reside no Brasil.
Sábado - 26
Sábado, pelas 8:30mn, à medida que cânticos iam sendo entoados, irmãos e amigos de todas as localidades da ilha com presença adventista, nomeadamente de Lomba Tantum, Vila Nova Sintra, Fajã d'Água e Furna se juntaram aos de Nossa Sra. do Monte para celebrarem e adorarem a Deus no primeiro templo adventista do arquipélago, construído desde a década de 30.
Na Escola Sabatina, a história da chegada do adventismo em Cabo Verde esteve em foco. Providencialmente a última lição do trimestre e do ano 2015, intitulada Lições de Jeremias coincidiu com o evento – advertia quanto aos perigos de uma religião formal e apelava à busca de um cristianismo profundo e sincero, ligado ao coração. A referida lição foi comentada por um grupo de pastores e leigos, moderada pelo irmão Helder Cruz.
Com 92 anos de idade, ainda lúcida, a irmã Domingas Pires, uma das pioneiras do adventismo, entrevistada pela irmã Madalena dos Anjos, contou um pouco da história da igreja naquele tempo. Teve contato com a mensagem adventista aos 12 anos de idade, por intermédio de Betinha – uma das primeiras a abraçar o adventismo na ilha. Segundo ela, Betinha, sua mãe de criação, era dona de uma pequena loja e numa das salas de sua residência, onde se veio a construir o atual templo, se reuniam os primeiros adventistas. Falou, saudosamente, da chegada dos primeiros pastores à ilha Brava, fazendo menção do Pr. Gregório Rosa, que a batizou e da sua esposa Mercedes e, ainda, relembrou de quando estavam no começo da construção do então templo fazendo menção de nomes que participaram na escavação dos alicerces.
Finalizou-se a entrevista pedindo à irmã Domingas que endereçasse uma mensagem aos adventistas e ela reafirmou a sua crença na suprema e bendita esperança da breve volta de Jesus com o apelo para que estes permaneçam firmes no aguardo.
Na segunda parte do programa, o Presidente da Associação das Igrejas Adventistas destacou algumas personalidades da ilha: o Presidente da Câmara local, Orlando Bala e o Sr. João André Camilo, um comerciante influente, este representado pela esposa, entregando-lhes um diploma de mérito pelo contributo e desenvolvimento da ilha. Igualmente, atribui um diploma de mérito e reconhecimento aos pioneiros Aires Pereira e Domingas Pires, pelo trabalho realizado em favor do desenvolvimento do adventismo na Brava.
Sendo o último sábado do mês, foi recolhida a Oferta do Fundo de Construção – projeto da Associação para construção de templos e instituições denominacionais. Segundo o Tesoureiro da Associação, Samiles Tavares, cada membro em todo Cabo Verde, poderá participar contribuindo com o valor mínimo de 100$00 mensal. De uma forma especial, a oferta recolhida nesse dia (aproximadamente 13.500$00) foi generosamente doada à igreja local para a sua manutenção.
Pr. António Monteiro dirigiu o sermão, levando os presentes a refletirem sobre duas grandes questões, com base em Mateus 16 e Atos 9 – E vós, quem dizeis que eu sou? Que queres que eu faça?
Na parte da tarde foram realizados encontros com rapazes solteiros, meninas solteiras e casados, separadamente, sob a direção dos pastores, seguido de um encontro para o culto JA, no qual foram apresentados hinos de louvor, concurso bíblico sobre história da igreja em Cabo Verde, poesia, testemunho e reflexão sobre o percurso da igreja no passado, situação atual e perspetivas para o futuro.
Domingo - 27
Aproveitou-se o dia para outras atividades. Os visitantes puderam conhecer a terra do ilustre poeta Eugénio Tavares passeando pelas localidades de Vila Nova Sintra, Fajã d'Água e Lomba Tantum.
O encerramento oficial das atividades de comemoração dos 80 anos do Adventismo em Cabo Verde teve início às 19:30mn. No seu sermão, o Pr. Davi Dias pôs tónica à pergunta: Qual foi o maior crime da humanidade?
Seguidamente, o Pr. António Monteiro tomou a palavra para agradecer os principais intervenientes e colaboradores na realização desse evento, começando pela Comissão organizadora, os membros e o pastor da igreja anfitriã, os participantes de outras ilhas, as cozinheiras e todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para a realização do evento.
No final da programação cada pastor fez uso da palavra para endereçar a sua mensagem de apelo e agradecimento e, quando eram 21horas, o Pr. Ivanildo Lopes, Secretário da Associação, deu por encerrada as atividades oficiais de comemoração dos 80 anos do Adventismo em Cabo Verde.
À saída, cantou-se Parabéns pelo aniversário e um bolo gigante foi partilhado com todos os presentes.
Fonte: Advem Cabo Verde