Chuvas/Brava: Responsável da Protecção Civil municipal diz que chuvas não provocaram danos e apelou à serenidade da população

O responsável pelo sector municipal da Protecção Civil e Bombeiros da ilha Brava, António Lopes, disse hoje que a queda de chuva durante esta quarta-feira na ilha não provocou estragos e apelou à serenidade da população.

Aug 18, 2023 - 15:19
 0  36
Chuvas/Brava: Responsável da Protecção Civil municipal diz que chuvas não provocaram danos e apelou à serenidade da população

Em declarações à Inforpress, António Lopes apontou que após o anúncio da previsão de chuvas, a equipa ficou em estado de alerta e fazendo rondas pelas localidades consideradas “mais críticas” nesta época, mas não houve nenhuma ocorrência derivado da queda das chuvas.

Segundo a mesma fonte, a chuva que caiu durante o dia e a noite de quarta-feira, foi uma chuva “mansa” e muito proveitosa nas plantas e nos terrenos agrícolas e, como há previsão de queda de mais chuvas, pede às pessoas que mantenham a serenidade e, em caso de emergência, para accionarem o apoio das equipas “que estão preparadas para qualquer eventualidade”.

Normalmente, conforme disse, verificam a queda de pedras e a obstrução de algumas vias, na sequência das chuvas, mas, até ao momento, tudo se encontra normal e como não há presença de rajadas de vento, também não se verifica a queda de árvores.

Anunciou que estarão no terreno durante 24 horas por dia para trabalharem juntos com a população, caso for necessário, e aproveitou para pedir às pessoas que fiquem sempre em estado de alerta para tomarem as precauções necessárias por forma a evitar constrangimentos maiores.

“Estamos em estado de alerta e apelamos a toda a comunidade bravense no sentido de tomar este alerta como algo real, porque é normal chover ou não, tendo em conta que tudo é desígnio da natureza”, disse a mesma fonte, ressaltando que “mais vale estar preparado do que ser pego de surpresa”.

António Lopes informou que já concluíram todo o processo de limpeza e desobstrução das vias onde pode ocorrer a drenagem de água, já falaram com as pessoas que fazem o serviço de extracção de inertes nas minas para prepararem os locais e para deixarem canais de drenagem de água, no sentido de eliminarem certas situações que podem ser previsíveis.

Aproveitou para pedir aos bravenses que evitem situações de perigo ou qualquer acção que ponha em causa a saúde pública e que coloque em risco qualquer recurso pessoal ou social, levando em consideração sempre as recomendações feitas pelo Serviço Nacional da Protecção Civil (SNPC), no sentido de não causar grandes constrangimentos nesta época.