COORDENADOR DA EXTENSÃO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DA BRAVA EM NOSSA SENHORA DO MONTE MOSTRA-SE ORGULHOSO DO TRABALHO DESENVOLVIDO
Há quatro anos desempenhando as funções de Coordenador da Extensão da Escola Secundária da Brava em Nossa Senhora do Monte, Eduardo Fernandes mostra-se satisfeito com o trabalho realizado e sente-se orgulhoso do seu percurso “é muito gratificante. Saber as dificuldades que um aluno da Brava enfrenta para estudar… que totalmente diferente da dos estudantes das outras ilhas. Sinto-me orgulhoso de hoje fazer parte de um grupo docente numa escola onde eu estudei e tendo meu ex-professores como meus colegas, e estes, por sua vez, sentem-se contentes, mesmo orgulhosos por eu ter sido aluno deles”.
Trabalhar em Nossa Senhora do Monte ainda é mais gratificante para este jovem da localidade de Cachaço, segundo afiança o próprio “trabalhar em Nossa Senhora do Monte ainda é mais gratificante. Estou mais perto de Lomba Tamtum, Cachaço, Mato, localidades que eu conheço bem, conheço melhor as pessoas e tenho a oportunidade de estar mais perto da comunidade”.
Na Extensão em Nossa Senhora do Monte funciona com 4 turmas, duas do 7° ano e duas do 8°, com uma faixa etária compreendida entre os 12-15 anos. Para estes, o Coordenador deixa uma mensagem “que continuem a estudar. A Brava tem o factor emigração com o grande problema e que muitas vezes nem contribui para o desenvolvimento da Ilha, e, muitos desses alunos abandonam os estudos por causa deste flagelo. Por isso a minha mensagem é clara: VALORIZEM MAIS A ESCOLA”, retruca.
A fraca participação dos pais e encarregados de educação no dia-a-dia da escola é o grande constrangimento da Extensão, segundo o nosso entrevistado “o grande constrangimento é a fraca participação dos pais e encarregado de educação na vida da escola. Numa comunidade pequena onde estes residem muito perto da escola, infelizmente a participação fica muito aquém do desejado”.
Eduardo Fernandes é Licenciado em História e Coordena a Extensão da Escola Secundária da Brava em Nossa Senhora do Monte, com 84 alunos e 6 professores.
Correspondente: João Paulo Gomes Rocha da Silva (jpdibrava@sapo.cv)