Os dados estatísticos referentes ao ano letivo 23/24 são positivos e nos encorajam a prosseguir com confiança e determinação, zelando sempre pela qualidade da educação na Brava. A nível do concelho, obtivemos 81,9% de aprovação no Ensino Básico, 74,2% no Ensino Secundário, o que perfaz 80,3% de aprovação na globalidade, sobre o número de alunos avaliados. Devemos salientar que houve aumento do número de inscritos nos três subsistemas de ensino, sendo 10, 65 e 10 para o Ensino Pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário, respetivamente.
Os dados indicam-nos melhorias quando comparados com os do ano letivo 22/23. Aumentamos em 2,8% a taxa de aprovação no Ensino Básico, reduzimos a taxa de reprovação em 3,3%; no Ensino Secundário, aumentamos 4,1% e reduzimos a taxa de reprovação em 9%. O abandono escolar no básico é de 3,7 e de 5,8 no ensino secundário. Com isso, a taxa de abandono escolar global para o ano letivo 23/24 é de 4,1%, longe do número avançado pela TCV, no Jornal de domingo, dia 01 de setembro de 24 (ver os quadros com os dados anexos).
A propósito, convém dizer que os dados avançados pela TCV com anuência da técnica social, não correspondem àqueles de que dispomos neste momento e, por conseguinte, não batem com os dados atuais. Desconhecemos tal estudo e não sabemos a procedência desses dados. Desconhecemos os métodos utilizados para calcular a taxa de abandono situada em 30%. Esta percentagem equivale ao abandono de, aproximadamente, 400 alunos, o que não corresponde à verdade. Neste particular, importa salientar que devemos equacionar alunos das famílias que saem para outros concelhos, que emigram para os EUA, mais os que, na verdade, deixam o sistema e ficam na Brava. Todos são contabilizados conforme os procedimentos estatísticos vigentes.
Acreditamos que diagnósticos sérios, verídicos, feito mediante metodologias assertivas poderão ajudar a Brava nos próximos tempos. Por isso, apelamos maior rigor e tratamento dos dados de modo a evitar distorções e leituras enviesadas. Sendo assim, já solicitamos um encontro com o Presidente da CMB para analisarmos o documento no sentido de corrigir esses dados, como forma de melhorar o dito diagnóstico.
Aproveitamos a oportunidade para um forte apelo aos Pais e Encarregados de Educação para que estejam focados no preparo de seus educandos para o novo ano letivo, participando nas atividades de arranque e atentos às informações importantes que serão veiculadas.
Estaremos preparados para arrancar sem sobressaltos, pois nos agrupamentos estão sendo criadas as condições para tal, os professores estarão colocados atempadamente, segundo as necessidades após as transferências, a cantina escolar estará a funcionar a 100% em todas as escolas, pois teremos todos os géneros alimentícios necessários no concelho e também faremos a distribuição dos kits escolares.
As aulas devem arrancar em todas as escolas do concelho dentro da normalidade, apesar de estarmos a fazer alguns trabalhos de reabilitação das cozinhas e casas de banho nas escolas Senna Barcelos e Manuel Rodrigues Gomes, prevendo, ainda, o início de obras de reabilitação nas salas centrais da Escola Básica de Nossa Senhora do Monte.
A todos,
Sucessos neste novo ano letivo.
A Delegação da Brava