Delegacia de Saúde da Brava e Banco de Sangue do Fogo organizam campanha de doação de sangue
A Delegacia de Saúde da Brava, em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Regional Fogo/Brava, tem agendado para sexta-feira, 09, e sábado, 10, uma campanha de doação de sangue na ilha Brava.
A Delegacia de Saúde da Brava, em parceria com o Banco de Sangue do Hospital Regional Fogo/Brava, tem agendado para sexta-feira, 09, e sábado, 10, uma campanha de doação de sangue na ilha Brava.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo delegado de Saúde da ilha, Hélder Pires, explicando que essa campanha se enquadra na celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado a 14 de Junho.
Não obstante a data, o delegado informou que a delegacia já estava a trabalhar em parceria com o pastor da igreja Adventista para uma acção do tipo na ilha, e, após o agendamento da campanha, já possuem uma lista de cerca de 30 pessoas que se disponibilizaram a participar na mesma.
Entretanto, recordou que mesmo que já haja uma lista com este número de possíveis doadores é necessário que toda a ilha participe, pois ainda essas pessoas têm de se passar por um processo de triagem para ter a certeza se estão em condições de doar sangue ou não.
Relembrou que sempre que vão pacientes da Brava e que necessitam de sangue, estes são atendidos e socorridos, demonstrando assim que é preciso que a ilha também colabore em manter o stock de sangue no laboratório.
Por não terem condições na Brava para fazer esta recolha e armazenamento, os profissionais do Banco de Sangue vão trazer equipamentos e trabalhar no processo durante o dia de sexta-feira, 09, das 8:00 às 15:00 e no sábado, 10, das 8:00 às 11:30.
Este responsável aproveitou para anunciar o projecto da criação de um posto de transfusão na Brava, “possivelmente” até ao final do ano, mas reforçou que a reserva de sangue vai ser na sua maioria no Fogo.
O médico pede a todos os bravenses que preenchem os requisitos necessários para serem doadores que participem nesta campanha, pois “é preciso apoiar na questão da saúde, principalmente quando se trata de uma acção para salvar vidas”.