Dia do Município/Brava: MAA entrega à comunidade de Cachaço um reservatório com capacidade de 300 metros cúbicos (m³)
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) na Brava procedeu hoje à entrega de um reservatório à comunidade de Cachaço com capacidade de captação até 300 metros cúbicos (m³).
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) na Brava procedeu hoje à entrega de um reservatório à comunidade de Cachaço com capacidade de captação até 300 metros cúbicos (m³).
Em declarações à imprensa, Ermelindo Barros explicou que este projecto foi desenvolvido no âmbito de um programa do MAA, para a reabilitação e impermeabilização de reservatórios que abrange várias ilhas do País e, na Brava, a prioridade foi Cachaço e Baleia.
Na localidade de Cachaço há um número significativo de pecuaristas e a pecuária é a actividade dominante na zona que, ao ter disponibilidade de mais água, vai dispor de uma “mais-valia” e ressaltou o facto de já existir, na zona, um reservatório com capacidade de armazenar 400 m³.
Segundo este responsável, o projecto ronda cerca de 6.000 contos e possui um sistema de recolha de água através de espelho de captação e água de estrada, realçando que o armazenamento da água passa por um pequeno reservatório antes de chegar ao maior, fazendo com que a maioria dos detritos mais grossos fiquem retidos, evitando entupimentos.
Também na localidade de Baleia, a intervenção resultou de uma reivindicação da comunidade que conta com alguns pecuaristas e enfrentam várias dificuldades no que tange ao acesso à água.
Deste tipo de reservatório, ressaltou que é o primeiro, mas acrescentando, no entanto, que na Brava, o MAA tem estado a fazer diversos tipos de intervenções com outros tipos de programa na área da agricultura, irrigação, fomento animal, entre outras acções.
Esta acção foi bem louvada e acarinhada pela comunidade, pois como disse Henrique Pereira, criador de gado e agricultor da localidade, desde que caiam chuvas as pessoas já ficam mais bem servidas, tendo em conta que esta comunidade sofre muito com a seca e as principais actividades económicas são a pecuária e a agricultura.
Já com estes dois reservatórios, avançou que, desde que haja chuva, é possível criar áreas verdes e hortas na zona.
Esta entrega foi feita no quadro das actividades programadas para as festividades do Dia do Município da Brava, comemorado a 24 de Junho.