Dia do Município/Brava: Moave entrega diversos equipamentos à Delegacia de Saúde da Brava
A administração da empresa “Moave – Moagem de Cabo Verde” procedeu hoje à entrega de um conjunto de equipamentos diversos à Delegacia de Saúde da Brava.
A administração da empresa “Moave – Moagem de Cabo Verde” procedeu hoje à entrega de um conjunto de equipamentos diversos à Delegacia de Saúde da Brava.
A entrega foi testemunhada pela directora-geral da Moave, Vera da Luz, pelo presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, e pela delegada de Saúde substituta, a médica Mercedes Blanco.
Na ocasião, Vera da Luz disse que esta acção faz parte da política social da Moave, com o objectivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população em todas as ilhas, estando a saúde em primeiro plano.
Os equipamentos entregues, conforme a responsável, foram selecionados pela própria delegacia de saúde, sendo uma eletrocardiograma, um monitor fetal, colchões anti-escaras, serras para cortar o gesso, entre outros.
A Moave tem beneficiado uma ilha por ano, e já entraram neste pacote até então a Boa Vista, Fogo, Santo Antão, São Vicente, São Nicolau e agora Brava, mas é um sector que a empresa vai estar sempre atenta para apoiar.
Da parte da Delegacia de Saúde, a médica em substituição do delegado, Mercedes Blanco, realçou que estes equipamentos são de extrema importância, uma vez que vão permitir fazer um diagnóstico melhor dos pacientes.
A responsável agradeceu o gesto da Moave, explicando que a eletrocardiograma é muito importante para o trabalho médico, sobretudo, na avaliação de um paciente com um transtorno cardiovascular.
A delegada de Saúde lembrou que durante o ano que está em serviço na Delegacia de Saúde local os pacientes são muitas vezes transferidos para a ilha do Fogo para a realização deste exame, o que agora não vai ser necessário.
Em relação ao monitor fetal, realçou que é possível dar um tratamento diferente às grávidas, pois o equipamento ajuda os médicos a controlar a hora de transferir a grávida para ter filho no Fogo ou se consegue dar à luz aqui mesmo na Brava.
Todos os equipamentos vão fazer “grande diferença” no dia-a-dia dos médicos e da equipa de saúde, mas mais ainda na vida dos pacientes, pois a médica destacou que são equipamentos importantíssimos que, além de permitir ter um diagnóstico mais completo, evitam transferências de pacientes sem um conhecimento prévio do que têm.
Esta entrega foi feita no âmbito das actividades comemorativas alusivas ao Dia do Município, comemorado a 24 de Junho.