Edilia Gomes, cabo-verdiana homenageada nos EUA por sua dedicação à saúde mental da comunidade imigrante
A cabo-verdiana Edilia Gomes foi homenageada com o Prémio Vitalício de Serviço Comunitário da MAPS nos Estados Unidos, pelo seu trabalho incansável de mais de 30 anos na área da saúde mental junto à comunidade imigrante de língua portuguesa.

CAMBRIDGE, EUA – 16 de abril de 2025 – A cabo-verdiana Edilia Gomes foi homenageada com o Prémio MAPS 2025 Mary & Manuel Rogers de Serviço Comunitário Vitalício, um reconhecimento pela sua carreira de mais de 30 anos dedicada à saúde mental de imigrantes lusófonos nos Estados Unidos.
A cerimônia aconteceu no prestigiado MAPS Awards Gala, no Boston Marriott Cambridge Hotel, onde mais de 400 convidados se reuniram para celebrar os líderes que contribuem significativamente para as comunidades de língua portuguesa. Entre os homenageados da noite estavam também o Bispo brasileiro Cristiano G. Borro Barbosa e o empresário Michael Carreiro.
Edilia Gomes, natural de Cabo Verde e enfermeira psiquiátrica de profissão, destacou-se ao longo das décadas por combater estigmas profundamente enraizados relacionados à saúde mental, oferecendo psicoterapia essencial a milhares de imigrantes vindos do Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde.
“Este prémio é mais do que um reconhecimento do meu trabalho. É uma homenagem às comunidades que me acolheram, confiaram em mim e me deram o privilégio de trabalhar com elas,” disse Gomes, emocionada, durante o seu discurso de agradecimento.
O CEO da MAPS, Paulo Pinto, enalteceu Edilia como uma inspiração que “tem dedicado a sua vida ao bem-estar das nossas comunidades”. Ele reforçou que a dedicação de profissionais como ela ajuda a quebrar barreiras e fortalecer os laços comunitários entre brasileiros, portugueses e cabo-verdianos em Massachusetts.
A organização MAPS (Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers) angariou mais de 230 mil dólares durante o evento, fundos que apoiarão os seus diversos programas sociais e de saúde, incluindo apoio à cidadania, aulas de inglês, prevenção da violência doméstica e rastreios de HIV.