A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo comandante da esquadra da PN, Subcomissário Aldino Silva, que garantiu que a Esquadra Policial da Brava (EPB) contará com o reforço de um contingente da Ilha do Fogo.
De acordo com a mesma fonte, o plano para o período festivo já está em curso e enquadra-se nas actividades anuais da Unidade Policial.
“O objetivo da Polícia Nacional é garantir a ordem e a segurança para que as festas decorram na normalidade sendo que esta instituição está a criar todas as condições para que as actividades decorram com tranquilidade”, assegurou.
Entretanto, apelou à colaboração da sociedade civil, promotores dos eventos e todas as instituições públicas e privadas, para o sucesso do plano.
No que tange à fiscalização dos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas, o comandante garantiu que estão a intensificar o controlo, com operações diárias em todos os locais e estabelecimentos.
“As operações serão diárias a partir do Porto da Furna, buscas e revistas em lugares públicos e abertos ao público e vamos reforçar a vigilância do trânsito rodoviário devido à maior circulação de viaturas”, referiu o comandante, reforçando que o reforço solicitado ao Comando Regional do Fogo estará na ilha ainda antes do dia do ponto alto das actividades, para se juntarem aos elementos da EPB, e garantir a segurança de época festiva.
O responsável policial realçou que apesar do controlo nas entradas e nos locais da realização dos eventos ser da competência dos promotores, todavia, assegurou que a PN vai estar presente para controlar a entrada de menores nos bailes e fiscalizar a lei do álcool, assim como a lei da p poluição sonora.
“Desde final do mês, a Ilha Brava tem registado um clima de festa, com abertura das barracas e com isso uma grande movimentação de pessoas, que vai aumentar a partir deste final de semana, com a chegada de emigrantes ao município e nacionais residentes em outras ilhas”, finalizou.