Energia limpa: Empresário radicado nos EUA volta a ilha para dar continuidade ao projecto
Cidade de Pawtucket, 03 Set (Bravanews) - O empresário Júlio Rodrigues chega a ilha Brava nesta semana para continuar a trabalhar no projecto da energia limpa, que vai cobrir toda a ilha com energia 100% renovável.
Cidade de Pawtucket, 03 Set (Bravanews) - O empresário Júlio Rodrigues chega a ilha Brava nesta semana para continuar a trabalhar no projecto da energia limpa, que vai cobrir toda a ilha com energia 100% renovável.
A ilha poderá dentro de meses ser abastecida completamente por energias renováveis. O projecto “Brava 100% Renovável” do empresário cabo-verdiano radicado nos Estados Unidos teve a sua apresentação pública há alguns meses e já tem financiamento garantido.
O projecto do empresário Júlio Rodrigues, um emigrante cabo-verdiano radicado nos Estados Unidos da América, conta com a parceria de especialistas norte-americanos e com o financiamento do Fundo norte-americano IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) de oito milhões de dólares.
O objectivo é transformar a ilha Brava em “100% Renovável”, o que significa que toda a produção de eletricidade da ilha poderá passar num futuro próximo a ser feita através de tecnologia de energias renováveis, eólica e solar, tendo como tecnologia de armazenamento, o hidrogénio.
O referido projecto tem também outros componentes importantes como a formação e capacitação de técnicos nacionais no CERMI (Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial) e apresentação do protótipo experimental de sistemas de contentores para formação, investigação e sua utilização em zonas remotas para produção de eletricidade. É encarado como oportunidade de negócio para o país, sobretudo pela possibilidade de exportação desta tecnologia para o nosso continente, no quadro do programa Power África promovido pelos USA, onde Cabo Verde poderá atrair investimento americano e estabelecer-se como plataforma de produção e exportação de produtos e serviços ligados às energias renováveis.
O projecto “Brava 100% Renovável” que entra agora numa fase decisiva será implementado pela Cape Verde Wind (Vento de Cabo Verde), propriedade do empresário Júlio Rodrigues e conta com parceiros norte-americanos especialistas em tecnologia.
À Bravanews o empresário Júlio Rodrigues garantiu que dentro de poucos meses a ilha será coberta a 100 por cento por energias renováveis.
“Se esse projecto se concretizar nos próximos tempos, será uma alavanca para o desenvolvimento da Brava e um motivo de conforto e orgulho para os bravenses e espero que desperte o interesse da nossa comunidade nos Estados Unidos com capacidade para fazer investimentos na ilha”, disse Orlando Balla, Presidente da CMB.
O projecto, além da cobertura a 100 por cento em energias renováveis, prevê também o abastecimento de água à ilha, o precioso líquido cujos caudais das duas únicas nascentes vem diminuindo a olhos vistos.
Julio Rodrigues disse que a Brava precisa de três grandes pilares que irão alavancar de vez o seu desenvolvimento, a saber, energia, água e transporte maritimo e aereo.
O empresário chega a ilha nesta semana, com olhos postos na transformação das fontes de energia da ilha, acreditando estar a trabalhar com vista ao desenvolvimento sustentável.
MS