Estatuto de Titulares de Cargos Políticos: Deputados ensaiam novas mordomais com a reforma do parlamento
Os deputados do MpD com alguns colegas da oposição na reforma ou em via de se reformar ensaiam trazer de novo ao parlamento cabo-verdiano o polémico Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos (ETCP), no quadro da anunciada reforma da Assembleia Nacional.
Os deputados do MpD com alguns colegas da oposição na reforma ou em via de se reformar ensaiam trazer de novo ao parlamento cabo-verdiano o polémico Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos (ETCP), no quadro da anunciada reforma da Assembleia Nacional. Um documento que, por causa das várias mordomias que contempla com destaque para a subida de salário dos deputados para 300 contos mensais, provocou protestos pelas ruas da Capital através do movimento MAC #114 e acabou, depois de aprovado pela AN, ser vetado pelo Presidente da República. Para observadores atentos, com a anda de despedimento e altas taxas de desemprego que se registam neste momento no país, teimar em trazer à discussão o referido estatuto com mais regalias e salários para os deputados da Nação, poderá provocar novos movimentos sociais no país – o Sokol 2017 deu o primeiro alerta neste sentido com as manifestações de 05 de Julho em S.Vicente.
Segundo fontes do Asemaonline, com a recente aprovação do novo Regimento da AN que contempla duas sessões mensais e com a fixação da residência dos deputados na Capital, o Governo já aceitou fazer um estudo sobre a nova grelha salarial para os deputados.
Entretanto, os eleitos nacionais têm, neste momento, um rendimento de 255.000$00 por mês – salário base 136.000$00 e mais 119.000$ em ajuda de custas de visitas ao círculo. Isso sem contar com subsídios de comunicação e transporte, bem como outras regalias sociais – assunção dos custos com a saúde e em casos de evacuação é uma delas.
Mesmo assim, os parlamentares querem muito mais coisas. A pensar nisso, os eleitos do MpD com alguns colegas da oposição na reforma ou em via de se reformar ensaiam trazer de novo ao parlamento o polémico Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos (ETCP), no quadro da anunciada reforma da Assembleia Nacional. Porque é quase seguro que a liderança oficial do PAICV vai posicionar-se, como aconteceu da outra vez, contra ao aumento de mordomias aos deputados, regista-se, neste momento, alguma aproximação entre os deputados da maioria e os citados colegas da oposição na perspectiva de conseguirem uma maioria de dois terços para poderem fazer passar a nova proposta de grelha salarial dos deputados ainda em estudo no quadro do novo Estatuto de Titulares de Cargos Políticos que pretendem aprovar.
Para analistas atentos, com a anda de despedimento e altas taxas de desemprego que se registam neste momento no país, teimar em trazer à discussão o referido estatuto com mais regalias e salários para os deputados da Nação, poderá, além de ser imoral, provocar novos movimentos socais no país – o Sokol 2017 deu o primeiro alerta com as manifestações de 05 de Julho em S.Vicente. Fica este alerta para a classe política cabo-verdiana. O Asemanonline vai acompanhar esse dossier.
A semana