Estrada para Pedra Molar uma necessidade
Cidade de Nova Sintra, 25 Set (Bravanews) - A estrada que dá acesso a Pedra Molar via Tomé Barraz, iniciado em 2011, se encontra longe de terminar e a edilidade actual acusa a gestão anterior de começar uma obra se garantia total de financiamento.
Cidade de Nova Sintra, 25 Set (Bravanews) - A estrada que dá acesso a Pedra Molar via Tomé Barraz, iniciado em 2011, se encontra longe de terminar e a edilidade actual acusa a gestão anterior de começar uma obra se garantia total de financiamento.
Moradores da localidade de Pedra Molar, há alguns anos, clamam por uma via de acesso, pois tem sido difícil transportar materiais de construção, mas mais grave, tem que ver com transporte de doentes ou acesso em caso de emergência.
A estrada foi iniciada em 2011 na gestão de Camilo Goncalves, e 6 anos depois as coisas continuam na mesma, sem que fosse terminada e sem ideia quando isso será concluída.
Contactada a edilidade, na pessoa do Vice Presidente, emitiu o seguinte comunicado:
“Segundo consta aquela estrada foi, no mandato 2008-2012, parcialmente financiada porque foi iniciada pelo do final daquele mandato. Aquela é parte de um projecto "maior" do Câmara daquela época que faria esta estrada iniciar em Tomé-Barraz ("tancona"), passando por Pedra Molar e terminar em "cutelo Cova Joana" - logicamente de custo astronômicos para a realidade da Brava.
Entramos na CMB em 16 de agosto 2012 e o cofre municipal e todas as contas bancárias da CMB totalizavam um valor inferior a 50 mil escudos, ou seja, não havia recursos para a continuação daquela obra e nunca, sequer, houve o financiamento de outras tranches para a mesma obra.
Solicitamos ao governo anterior, muitas vezes, o financiamento para tal estrada e nunca foi atendida.
Vamos continuar tentando obter financiamento para tal estrada que consideramos necessária.
É de conhecimento geral que para investimentos do tipo o financiamento sempre veio de contratos programa com o governo porque as receitas próprias mal suporta as despesas de funcionamento da CMB.
Como, a partir de 2018, a CMB terá maior liberdade para consignar as verbas dos contratos programas, há maior probabilidade de avançarmos com o arruamento nesta localidade.
Nunca faltou vontade de avançar e concluir tal estrada ao contrário dos recursos financeiros.
Está estrada entra na lista das prioridades de arruamento em Nossa Senhora do Monte para os próximos investimentimentos”
Enquanto isso, a população de Pedra Molar, sacrifica para transporte materiais de construção, encomendas e bens de primeira necessidade, mas o maior medo se trata de questões de emergências, como doenças e acidentes.
A mesma reclamação tem a população de Baleia, que em 2006 foi prometida a sonhada estrada, mas que até hoje nada aconteceu.
“Em 2011 é o Ano da Brava, Promete José Maria Neves ... como pontos fortes: a construção da estrada Mato Grande/ Baleia, …..”, Jornal ForCV, 16 de Fevereiro de 2011.
MS