Eufemia Reis: Celebrando a Beleza e a Força das Mulheres Africanas
A artista autodidata Eufemia Reis, de New Bedford, destaca-se por suas obras que celebram a beleza e a força das mulheres africanas, utilizando uma variedade de mídias e técnicas para explorar temas culturais e espirituais.
Eufemia Reis, uma artista autodidata de New Bedford, nascida em Angola de pais cabo-verdianos, deu uma entrevista a Herald News onde fala um pouco do seu amor pela arte. De acordo com o que disse nessa entrevista, ela encontra inspiração nas suas raízes étnicas e experiências pessoais, com um foco especial na beleza e força das mulheres africanas. Conhecida no mundo da arte como Gamboa, passou mais de quatro décadas em Lisboa antes de se mudar para os Estados Unidos há 12 anos. Suas obras são profundamente influenciadas pelos aspectos espirituais e culturais da África lusófona e de Portugal.
“Minhas peças assinaturas, que carregam minha imagem, são pinturas geométricas que principalmente retratam mulheres”, disse Reis ao Herald News. Ela é particularmente conhecida por suas representações das mulheres africanas, que refletem sua resiliência diante das adversidades.
Uma das suas coleções mais queridas, "Mulheres Africanas", inclui uma série de pinturas a óleo que retratam mulheres em diferentes estágios da vida. “A ideia é fazer 10 pinturas ao todo”, explicou. “Duas dessas pinturas estão atualmente em exibição na Gallery X em New Bedford.”
Além desta coleção, Reis destaca suas obras que retratam mulheres africanas com lenços na cabeça, utilizando uma mistura de tinta a óleo e tecido africano estampado para realçar a beleza étnica e as tradições. Ela também tem uma pintura favorita que mostra uma mulher de costas, simbolizando a busca por uma vida melhor. “Chama-se ‘Virando as Costas para o Mundo’. Usei cores diferentes para representar várias situações que ela encontrará pelo caminho”, explicou.
Reis também pinta batuqueiras, mulheres que realizam uma dança rítmica e animada, parte integral da cultura cabo-verdiana, e crianças de Cabo Verde, muitas vezes refletindo sobre suas esperanças e sonhos.
Embora Reis seja conhecida principalmente por seus retratos, ela também explora paisagens e cenas do cotidiano, incluindo imagens dos Açores, Lisboa e outros lugares. Sua arte mostra uma versatilidade impressionante, abrangendo diferentes meios como cerâmica, vidro, tecido, roupas, sapatos e móveis. Ela também é adepta da técnica de decoupage.
“Sempre amei pintar e desenhar desde pequena”, disse Reis, lembrando que a arte sempre foi uma paixão. Agora, ela busca mais oportunidades para exibir seu trabalho localmente, tendo recentemente exibido no Consulado de Portugal em New Bedford e atualmente na Gallery X.
Reis opera uma galeria virtual e um pequeno espaço chamado "Casa de Gamboa" no HUB 128, em New Bedford. Ela aceita comissões para pinturas e outros tipos de arte, além de oferecer serviços de decoração de interiores e planejamento de eventos. “Meu sonho é ter um espaço de frente para a rua com uma vitrine”, compartilhou.
Para mais informações sobre Eufemia Reis ou Casa de Gamboa, visite www.houseofgamboa.com ou envie um email para info@houseofgamboa.com.