Eurico Monteiro nomeado ministro na remodelação governamental deixa embaixada de Cabo Verde em Portugal

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, foi nomeado para o cargo de ministro na remodelação governamental anunciada hoje pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, deixando a chefia da missão diplomática cabo-verdiana em Lisboa.

Feb 4, 2025 - 06:10
 0  24
Eurico Monteiro nomeado ministro na remodelação governamental deixa embaixada de Cabo Verde em Portugal

Depois de oito anos como embaixador em Portugal, Eurico Monteiro assume a pasta do recém-criado Ministério da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, que terá como principais atribuições a promoção e atracção de investimentos privados nacionais, estrangeiros e da diáspora, bem como a qualificação profissional e o fomento do empreendedorismo.

Além disso, Eurico Monteiro, que apresentou as cartas credenciais no dia 12 de Janeiro de 2017 como embaixador de Cabo Verde em Portugal, foi também nomeado ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública, pasta antes assumida por Edna Oliveira.

De acordo com o chefe do Governo, a proposta de remodelação foi apresentada ao Presidente da República e “prontamente aceite”, resultando em diversas alterações na estrutura ministerial e na nomeação de novos membros para o executivo.

A reforma também extingue o cargo de secretário de Estado do Fomento Empresarial e o de secretário de Estado do Ensino Superior, sendo que o Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial passa a ser apenas Ministério das Finanças, mantendo Olavo Correia como titular da pasta, agora, conforme Ulisses Correia e Silva, com maior disponibilidade para a coordenação económica de políticas transversais.

O Ministério das Comunidades passa a estar sob a alçada do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e a pasta será ocupada por José Filomeno Monteiro.

Entre as novas nomeações, destaque ainda para José Luís Sá Nogueira como ministro do Turismo e Transportes, Jorge Figueiredo na Saúde e Víctor Coutinho nas Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação.

A remodelação governamental levou à exoneração de Carlos Santos, Edna Oliveira, Filomena Gonçalves, Eunice Silva, Adalgisa Vaz e Eurídice Monteiro, além das alterações no Ministério das Finanças.

Com estas mudanças, o Governo passa a ser composto pelo primeiro-ministro, vice-primeiro-ministro, 15 ministros e cinco secretários de Estado.

Inforpress/Fim