Favatal é uma zona que fica logo depois do Porto da Furna, quando se vem para Nova Sintra. É vista como uma planície que pode ser importante para o desenvolvimento local.
Há alguns anos, foi construída, no local, a central elétrica da empresa Electra.
Um pouco além da central, lixos espalham-se pelo local porque lá são colocados diariamente lixos pelos camiões da Câmara Municipal e, também, por algumas empresas e estabelecimentos comerciais sediados na Ilha.
Favatal entrou na história da Ilha Brava por ter sido desde a época colonial objeto de sucessivos discursos, promessas e estudos e mais estudos para a construção de um aeródromo. Até saiu numa coladeira nos anos 50, já lá vão mais de meio século, de autoria de Pinheiro:
´N cre sabe tristeza di nos terra
É Favatal sem campo de aviaçan
O atual Governo de Cabo Verde anunciou um novo estudo de aeródromo/aeroporto na zona, para o próximo mês de julho, mas por outro lado, na mesma zona encontra-se, a céu aberto, um amontoado de lixo altamente tóxico para o ambiente e para a saúde pública.
Ninguém ainda sabe do que as autoridades pensam sobre o problema porque é uma situação que exige uma resposta rápida.
A construção de um aterro sanitário deve constituir uma das prioridades municipais e encontrar uma forma de tratamento do lixo deve ser repensada.
A cena é chocante e urge uma solução.