Fogo: Águabrava poderá assumir gestão dos resíduos sólidos urbanos – Alberto Nunes
A Empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) poderá vir assumir a gestão dos resíduos sólidos urbanos a nível dos três municípios da ilha do Fogo, com a construção de um aterro sanitário comum.
A Empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) poderá vir assumir a gestão dos resíduos sólidos urbanos a nível dos três municípios da ilha do Fogo, com a construção de um aterro sanitário comum.
Esta possibilidade foi admitida pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, após uma visita dos três presidentes de câmara da ilha, acompanhados do administrador/delegado da Águabrava, a uma empresa de águas e outra da área de saneamento e tratamento de resíduos sólidos em Portugal, no quadro da cooperação descentralizada.
Alberto Nunes indicou que a visita e os encontros de trabalho foram “importantes e permitiram “troca de experiências”.
“Temos o projecto comum de construção do aterro sanitário para a ilha e a visita era para ver a experiência da empresa portuguesa”, disse Alberto Nunes, avançando que nos próximos meses as três câmaras vão empenhar-se na construção do aterro já que o espaço foi localizado e há um financiamento do Sistema das Nações Unidos, no valor de 90 mil dólares, cerca de 10 mil contos.
“Está tudo pronto para a transferência para que a ilha passe a dispor desta infra-estrutura sanitária muito falada mas que nunca aconteceu”, acrescentou.
“A Águabrava vai assumir esta componente e quem vai assinar protocolo com as Nações Unidas para gerir os recursos é esta empresa”, disse Alberto Nunes, adiantando que os autarcas tiveram recentemente um encontro e delegaram esta função na Águabrava para assinar protocolo e dar inicio à construção do aterro sanitário.
O autarca disse que foram tomadas algumas medidas em relação a esta empresa, mas que serão anunciadas pelo administrador/delegado, por serem de carácter técnico.
JR/AA
Inforpress/Fim