Fogo: Assembleia-geral da Águabrava para renovação dos órgãos sociais da empresa sem data definida

A Assembleia-geral da Empresa Intermunicipal de Águas, Águabrava, para renovar os órgãos sociais, inicialmente agendada para Setembro, não tem ainda uma data definida, disse o presidente da mesa da Assembleia-geral, Fábio Vieira.

Sep 26, 2023 - 11:59
 0  62
Fogo: Assembleia-geral da Águabrava para renovação dos órgãos sociais da empresa sem data definida

Na sequência da reunião do passado mês de Agosto, que terminou num impasse na renovação dos órgãos sociais da Águabrava, ficou determinado a realização, em Setembro, da reunião para ultrapassar a situação.

“Estamos a ultimar uma data para a realização da assembleia-geral porque Nuías Silva (São Filipe) e Alberto Nunes (Santa Catarina do Fogo) estão fora do País”, disse Fábio Vieira, esperando que a mesma venha acontecer o mais cedo possível para a renovação dos órgãos sociais da Águabrava porque o Conselho de Administração está obrigado a fazer apenas a gestão corrente e não está legitimado para tomar decisões importantes sobre o futuro da empresa.

O dissenso na renovação dos órgãos sociais estava relacionado com a questão da eleição do PCA da Empresa o que não acontecia em relação ao administrador/delegado, já que as duas propostas apresentavam o mesmo nome para este cargo.

Fábio Vieira disse que os dois municípios que representam 85 % das receitas da empresa, neste caso São Filipe e Mosteiros, não devem ficar fora do Conselho da Administração, sublinhando que é este tipo de questões que remete à necessidade de se fazer uma revisão dos estatutos.

Na altura a proposta de São Filipe, subscrita por Mosteiros, indicava Fábio Vieira, presidente da edilidade dos Mosteiros para suceder a Nuías Silva como PCA da empresa com o fundamento de que os dois municípios representam cerca de 85% da facturação, e a da Brava, subscrita por Santa Catarina do Fogo propunha Francisco Tavares, presidente da câmara da Brava para PCA e Alberto Nunes para administrador não executivo, baseado no princípio de que nunca a Brava assumiu a presidência da empresa.

Com relação à Associação dos Municípios do Fogo e da Brava, Fábio Vieira já assumiu interinamente as funções do presidente da associação, aguardando apenas a data da tomada de posse que deve acontecer numa sessão da Assembleia Intermunicipal que deve ser convocada pelo seu presidente Luís Alves.