Fogo: Autarca de Santa Catarina defende instalação de delegações da Electra e Águabrava no seu município

O presidente da Câmara de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, defendeu hoje a instalação de delegações funcionais das empresas de electricidade (Electra) e de água (Águabrava) no seu município, para resolver algumas dificuldades que afectam aquele concelho.

Sep 14, 2019 - 09:21
 0  11
Fogo: Autarca de Santa Catarina defende instalação de delegações da Electra e Águabrava no seu município

O presidente da Câmara de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, defendeu hoje a instalação de delegações funcionais das empresas de electricidade (Electra) e de água (Águabrava) no seu município, para resolver algumas dificuldades que afectam aquele concelho.

A seu pedido, Alberto Nunes reuniu-se na quinta-feira, em São Filipe, com o delegado substituto da Electra, e o administrador/delegado da Águabrava para analisar estas questões e equacionar a possibilidade dessas empresas instalarem-se em Santa Catarina as suas delegações.

No caso da Electra, o autarca lembrou que havia uma estrutura em Santa Catarina que prestava um “excelente serviço” e quando havia problemas técnicas e nas redes eram resolvidos de forma imediata.

Adiantou que neste momento a estrutura está longe do município e não vai ao encontro daquilo que foi o propósito da sua criação, que é ter autonomia em todos os sentidos e não ficar dependente de outros municípios.

Segundo o edil, passados 14 anos da criação do município ainda existem serviços que estão centralizados em São Filipe e que precisam ser descentralizados para que os munícipes de Santa Catarina não fiquem dependentes do município-mãe.

Apesar de o município não deparar com cortes frequentes e prolongados, Alberto Nunes disse que tem registado alguns apagões em algumas localidades, sobretudo na época de chuvas, pelo facto da rede ser obsoleto, razão porque analisou esta questão com o delegado substituto, além da demora na substituição das lâmpadas e a colocação de mais candeeiros para iluminação púbica em sítios identificados pela câmara.

Com relação a Águabrava, este reconheceu que o sistema de abastecimento de água conheceu melhoria substancial e que neste momento há vários pedidos pendentes de água para instalação de parcelas agrícolas com sistema de gota-gota.

Alberto Nunes disse ter recebido garantias do administrador/delegado que com a conclusão dos trabalhos para aumentar a disponibilidade de água para agricultura, nos próximos tempos, os pedidos, dado ao seu volume, serão atendidos.

Com os responsáveis das duas empresas, o autarca abordou a questão de Chã das Caldeiras e Cabeça Fundão, observando que no caso de Chã das Caldeiras, a única localidade do município que não dispõe ainda de energia, o projecto para a sua electrificação com energia limpa foi seleccionado e financiado no valor de 123 mil dólares e que os trabalhos vão iniciar-se em Novembro.

Com a sua electrificação, Santa Catarina fica 100 por cento (%) coberta pela energia eléctrica.

Quanto à Cabeça Fundão, a única que não dispõe de rede de abastecimento de água, a autarquia está a equacionar a possibilidade, tendo já pedido apoio técnico, para redefinir e adequar o projecto existente para o seu abastecimento.

O autarca observou que há possibilidade de levar a água, a partir de Achada Furna ou de Estancia Roque, e que com a possibilidade de execução de mais um furo em Chã das Caldeiras será mais uma alternativa, para cobrir o município a 100% com a rede de água.

Alberto Nunes disse que a ideia é alargar encontro do género com outras instituições, como a saúde, apesar de neste momento a situação “é boa”, com dois médicos permanentes e que têm prestado “um bom serviço” à população.

No quadro da indicação deixada pelo ministro da Saúde aquando da sua visita, no sentido de encontrar um espaço para a saúde reprodutiva, de modo a descongestionar o centro de saúde de Cova Figueira, a câmara já identificou um edifício, e hoje o presidente, juntamente com o médico responsável, efectua uma visita ao espaço para equacionar se responde às necessidades do serviço que se pretende instalar para depois começar a fazer intervenção para receber o serviço.

Nos próximos dias, Alberto Nunes vai encontrar com o director da Região Sanitária para debater a questão do centro de saúde de Chã das Caldeiras, cujo projecto está pronto e as obras devem arrancar a qualquer momento.

JR/JMV

Inforpress/fim