Fogo: Donald Heflin inicia esta segunda-feira visita de quatro dias às ilhas do Fogo e da Brava
O Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Donald Heflin, inicia esta segunda-feira uma visita de quatro dias às ilhas do Fogo e Brava, ilhas que dispõem de grande comunidade emigrada nos Estados Unidos.
O Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Donald Heflin, inicia esta segunda-feira uma visita de quatro dias às ilhas do Fogo e Brava, ilhas que dispõem de grande comunidade emigrada nos Estados Unidos.
A visita, segundo uma nota de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos da América, insere-se no “esforço contínuo do diplomata” em deslocar-se por todo o arquipélago para conhecer cidadãos e visitar projetos apoiados pela Embaixada dos EUA.
Esta segunda-feira, Donald Heflin visita a ilha do Fogo, com destaque para os municípios dos Mosteiros e Santa Catarina do Fogo, onde tem programado encontro com associações juvenis e desportivas dos dois concelhos.
Na terça e quarta-feira, o diploma vai estar na ilha Brava, onde de entre várias atividades programadas o diploma vai realizar uma reunião aberta com os cidadãos dos Estados Unidos.
Nesta ilha, a orientadora do programa “Education USA” da Embaixada norte-americana tem agendado um encontro com os jovens bravenses interessados em estudar nos Estados Unidos da América.
A deslocação à ilha Brava deveria ser aproveitada para inauguração do sistema de tratamento de água potável consumida pela população e que consiste na remoção do elevado teor de flúor, mas o sistema de tratamento instalado no final do ano passado está inativo, devido a sobrecarga de corrente elétrica que danificou parte dos equipamentos que vão ser substituídos em setembro, razão pela qual a inauguração fica adiada para uma próxima oportunidade.
Além do sistema de tratamento de água potável na Ilha Brava, financiado no quadro do MCA, a nível da ilha do Fogo está na fase final do projeto de interligação de água entre Campanas de Baixo (São Filipe) a zonas norte e sul dos Mosteiros.
O projeto, orçado em mais de 300 mil contos, conta com importante financiado do MCA, através do Fundo de Água e Saneamento, cuja entrega está prevista para o dia 31 de agosto, coincidindo com o último dia da visita do Embaixador às duas ilhas.
SAPO c/Inforpress