FREI BERNARDINO LANÇA HOJE NOVO LIVRO “O CRISTO DOS OPRIMIDOS”

O lançamento do seu novo livro, “O Cristo dos Oprimidos – Por uma Pedagogia Cristã do Pecador”, acontece na tarde de hoje, 26, na Assembleia Nacional, na Praia. Nesta obra, o autor pretende demonstrar um Cristo que é encontrado em vários setores da vida humana.

Sep 26, 2024 - 15:46
 0  46
FREI BERNARDINO LANÇA HOJE NOVO LIVRO “O CRISTO DOS OPRIMIDOS”

“O Cristo dos Oprimidos – Por uma Pedagogia Cristã do Pecador”, é mais um livro escrito pelo Frade Capuchinho, doutor em Ciências de Educação com especialidade em psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Salesiana.

No livro, Frei Bernardino Lima explora como o pecado aparece nas relações humanas e convida os leitores a pensarem sobre como julgam os outros. O autor critica a tendência atual de julgar as pessoas por sua aparência ou estatus social em vez de olharem pela sua essência.

“Pra mim hoje, prefiro falar do pecado nas relações humanas. Não um pecado como fator moral, ético, de erro, porque o grande problema na sociedade hoje em Cabo Verde e em toda a parte, é o relacionamento. É a dificuldade de como penetrar entre um e outro, o homem muitas vezes é definido por categoria e não pelo que ele é. Portanto, é um apoio, uma ajuda, um incentivo a tentar desmantelar um pouco alguns preconceitos, tabus, sobretudo dentro do nosso contexto cabo-verdiano.”

Por meio desta obra, Frei Bernardino, que tem mais de trinta anos de experiência no sacerdócio, tenta provocar uma mudança de perspetiva e linguagem no ambiente religioso. Afirma que todos somos oprimidos e opressores, e a aceitação de Jesus Cristo deve ser uma prática quotidiana que todos possam fazer.

“Eu quero antes de mais, demonstrar que somos oprimidos e somos opressores, porque todos nós somos filhos de um padrão às vezes opressor e repressor. Faço antes de tudo, uma abordagem tendo presente os evangelhos de Jesus Cristo, os ensinamentos do Papa Francisco, portanto, é um Cristo que não tem medo de se apresentar como qualquer um. Como um muçulmano, um ateu, um cristão católico, um protestante, porque a cristo não interessa categorias, o que interessa é a humanidade que está presente em cada ser humano. Dentro deste livro tento demonstrar um Cristo que encontramos em vários setores da vida humana.”

Quanto à escolha da imagem da capa da obra, Frei Bernardino explicou que as ruínas de uma igreja, uma Catedral, para nós não é somente uma questão de símbolo Patrimonial.

“É um sinal de um povo escravizado, oprimido, de pessoas que foram trazidas das suas terras, ou do continente africano ou do europeu, de uma forma de outra, este livro espelha realmente um aspecto opressivo dentro do nosso contexto histórico. Por isso que eu quero desmantelar um pouco. Falei no princípio que é um livro provocador, mas incentivador. Porque provoca, mas, ao mesmo tempo incentiva para encontrar um novo caminho a percorrer.”

Ao escrever este novo livro, o autor desafia o leitor a superar seus preconceitos e, ao mesmo tempo, oferece uma perspetiva de um cristianismo que é amigável para todos, abrindo espaço para mudanças individuais e comunitárias.

De referir que em 2021, Frei Bernardino Lima tinha feito a apresentação do livro “Psicopedagogia familiar (numa relação de interajuda)”, onde focalizava o valor da família e a pessoa humana. Antes deste lançamento, já tinha apresentado outras obras: uma dedicada ao Padre Pio Gottin e Coração de Parida.

TN-Redação