Futsal: Treinadora da selecção da Brava pede envolvimento de todos para “alavancar” o desporto no seio feminino
A treinadora da selecção feminina de futsal que vai representar a Brava no Inter-ilhas Futsal Feminino 2023 a ser realizado na ilha da Boa Vista pede o envolvimento de toda a sociedade para “alavancar” o desporto no seio feminino.
Maria Martins fez este apelo em entrevista à Inforpress, onde falou dos preparativos, dificuldades e expectativas da selecção, realçando que há alguns anos a Brava possuía equipas de futebol feminino e atletas com bom porte, mas que por falta de incentivos e apoio o desporto no seio feminino acabou por “morrer”.
Daí, evidenciou que neste momento já se encontram seleccionadas as 10 atletas que vão representar a ilha e ela encontra-se nessa “missão” por paixão à bola e lutar para que o futebol feminino na ilha não entre em decadência mais ainda.
O objectivo da selecção, segundo a mesma, é “fazer uma boa prestação e mostrar que a Brava também possui atletas com capacidade para alcançar os objectivos que em tempos foram traçados e que ainda se encontram pendentes”.
Entretanto, Maria Martins revelou que para se chegar no patamar desejado e competir de igual para igual é preciso apoiar estas iniciativas, destacando que a selecção carece de todos os tipos de apoios, nomeadamente, materiais, equipamentos, e mesmo dificuldades a nível de campo, embora, sublinhou que existem pessoas que têm apoiado esta iniciativa desde o início.
Para participar no Inter-ilhas Futsal Feminino 2023, que vai decorrer na Boa Vista de 24 de Agosto a 04 de Setembro, a equipa vai ter que arcar com as despesas da viagem, preparar o mínimo de materiais que precisa para treinar, dentre eles equipamentos, bolas, coletes, cones, entre outros.
A treinadora avançou que neste momento, a equipa ainda nem tem um uniforme completo para dizer que vai representar a Brava e é nesse sentido que estão à procura de apoios locais e na diáspora, junto da Câmara Municipal da Brava e outras entidades ligadas ao desporto para ver se conseguem viajar para Boa Vista e representar a Brava com dignidade.
E para finalizar, deixa um apelo à sociedade bravense em geral no sentido de se unir e apoiar o futebol feminino, relembrando que em tempos a as atletas da Brava já fizeram história nesta modalidade e somente a boa vontade das atletas e treinadores não será possível tirar esta modalidade do poço que se encontra afundado.
O Inter-ilhas Futsal Feminino 2023 tem como lema “Futsal na luta contra o cancro da mama” e decorre de 24 de Agosto a 04 de Setembro.
Durante 12 dias estarão na Boa Vista oito equipas, divididas em três grupos:
Grupo A: Boa Vista, Maio e São Vicente; Grupo B: Santiago, São Nicolau e Santo Antão; Grupo C: Fogo, Brava e Sal.