Governo anuncia construção da nova estrada Esparadinha/Palhal para o primeiro semestre de 2025
A ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação anunciou hoje que a construção da nova estrada Esparadinha/Palhal, na ilha Brava, vai arrancar no primeiro semestre de 2025, considerando que esta obra vai fechar o anel desta ilha.
Eunice Silva fez este anúncio no Parlamento, em resposta à deputada do Movimento para Democracia (MpD) pelo círculo eleitoral da ilha Brava, Fernanda Burgo, sobre o ponto da situação da construção da via alternativa da localidade Esparadinha/Palhal.
“É uma estrada importante para esta ilha, mas é muito complexa a sua construção", afirmou, ressaltando que esta estrada, de quatro quilómetros, tem derrocadas “complicadas”, à semelhança do que acontece em outras zonas desta ilha e nos outros pontos do país.
A governante acrescentou ainda que cerca de 30% dos destroços de estradas em Cabo Verde, particularmente das zonas de montanhas, estão sujeitas a derrocadas, considerando que nesta ilha esses casos são frequentes.
Por sua vez, a deputado do MpD pelo círculo eleitoral da Praia, Lúcia Passos, perguntou à ministra como está o andamento do projecto da construção do hospital nacional, mas a ministra disse, em resposta, não ter detalhes sobre o projecto. A ministra prometeu, no entanto, informar com a tutela e depois lhe enviar uma resposta por escrito.
Além dessas perguntas vários deputados questionaram à ministra sobre o andamento dos projectos de construção, asfaltagem, requalificação de estradas e infraestruturas de diferentes ilhas e municípios.
A governante, por seu lado, respondeu boa parte das perguntas dos deputados, mas em relação a outras avançou que tinha que ver a parte técnica, porque as perguntas foram lhe endereçadas apenas um dia antes da sessão plenária, ficando de pedir informações aos departamentos do Governo para dar uma resposta mais clara aos deputados.
Mesmo assim, avançou que vários municípios vão ser contemplados com asfaltagem e requalificação de estradas e que em 2025 vai ser inauguradas várias obras em Cabo Verde.
A primeira sessão plenária de Dezembro terminou hoje, tendo em conta que os temas da agenda se esgotaram, sendo que os últimos dos quais foram perguntas ao Governo, particularmente à ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva.
Inforpress/Fim