Guilherme Pina, um jovem que driblou o desemprego com criatividade
Cidade de Nova Sintra, 08 Jan (Bravanews) - O desemprego que grassa por todo o Cabo Verde, e particularmente em ilhas pequenas como a Brava tem levado muitos jovens a optarem por arranjar formas de auto-sustento.
Uns com ideias inovadoras e criativas, outros, fazendo algo idêntico a outros jovens, mas importante que as experiencias tem sido positivas e tem conseguido seus intentos, o auto-sustento.
Guilherme Pina, natural de Cova Joana, é um dos exemplos dos muito jovens que tem optado por esta via. “Falta de emprego na ilha e tendo em conta que apareceu uma oportunidade de formação no Fogo, aproveitei e estou ha 6 anos nesta área e amo o que faço”, começou por dizer a Bravanews.
Pina trabalha na área de confecção de portas de alumínio, uma técnica na muito explorada na Brava, mas que resiste melhor as intempéries, particularmente numa ilha de temperatura amena e fresca.
Nossa entrevistado conta de que não lhe tem faltado trabalho. Cada porta por exemplo custa em media 27.000$00, mas Pina ainda confecciona janelas, estantes, etc.
“A necessidade fez-me ter essa bendita ideia. Antes desempenhava na ilha Fogo, mas agora estou fixo na Brava e não tenho tido razoes de queixa. Ha 6 anos nisso e desde então sinto-me um homem realizado”, disse Guilherme.
“Busco perfis no Fogo e executo na Brava, qualquer pedido do cliente”, finaliza